Nesta quarta-feira (08), a Prefeitura de Fortaleza inicia a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos moradores de Instituições de Longa Permanência (ILPIs). A primeira instituição contemplada será o Lar Torres de Melo, onde 164 idosos receberam a segunda dose há mais de seis meses.
O público começou a receber a primeira dose da CoronaVac no dia 19 de janeiro, no início da campanha de vacinação. Ao todo, 862 idosos vivendo em ILPIs foram vacinados e agora receberão a terceira dose. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vacinará o público in loco nas 27 instituições existentes na Capital.
A decisão da aplicação da terceira dose foi determinada pelo Ministério da Saúde. De acordo com o Órgão, todos os indivíduos imunossuprimidos, após 28 dias da segunda dose, e pessoas acima de 70 anos que receberam duas doses há seis meses deverão receber o reforço neste mês.
“Inicialmente, Fortaleza aplicará a terceira dose em idosos institucionalizados, devido ao maior risco de contrair a infecção pelo coronavírus, em virtude da idade e da condição de institucionalizados. Os demais idosos serão contemplados tão logo o Município receba doses destinadas para tal”, afirma Ana Estela Leite, secretária da Saúde de Fortaleza.
Repescagem
A Prefeitura de Fortaleza vai dar uma nova chance para os fortalezenses adultos, de 30 a 39 anos, que faltaram aos seus agendamentos anteriores da vacina contra a Covid-19. Para ter acesso à primeira dose, o cidadão deverá comparecer a um dos locais de atendimento: Sesi Parangaba, Shopping RioMar Fortaleza ou nos Cucas (Barra, Jangurussu, Mondubim e José Walter). O atendimento será de 9h às 17h, na data correspondente à idade, conforme calendário abaixo:
39 anos: 09/09 (quinta-feira)
38 anos: 10/09 (sexta-feira)
37 anos: 13/09 (segunda-feira)
36 anos: 14/09 (terça-feira)
35 anos: 15/09 (quarta-feira)
34 anos: 16/09 (quinta-feira)
33 anos: 17/09 (sexta-feira)
32 anos: 20/09 (segunda-feira)
31 anos: 21/09 (terça-feira)
30 anos: 22/09 (quarta-feira)
Para ser vacinado, é necessário levar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de endereço, além da comprovação do agendamento anterior. Já as gestantes e puérperas que perderam seu agendamento devem se dirigir ao Centro de eventos.