Fortaleza avança na campanha de vacinação contra a Covid-19 e amplia a aplicação da terceira dose para a população em geral. O agendamento deste público está ocorrendo em ordem decrescente de idade e, a partir deste sábado (20), alcança a população abaixo de 60 anos, levando em conta a data de aplicação da segunda dose – o intervalo é de cinco meses para receber a terceira dose.
A lista com os nomes dos agendados está disponível no site coronavirus.fortaleza.ce.gov.br. Também é possível consultar pelo site vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br.
A aplicação da terceira dose em Fortaleza teve início no dia 8 de setembro, com o público de idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência. Já no dia 23 de setembro, foi iniciada a aplicação em idosos a partir de 70 anos, e, no dia 3 de novembro, pessoas a partir de 60 anos começaram a receber a dose de reforço, seguindo a faixa etária em ordem decrescente a partir de seis meses da data de aplicação da segunda dose.
A decisão de aplicar a terceira dose foi determinada pelo Ministério da Saúde. De acordo com o órgão, todos os indivíduos acima de 18 anos que receberam duas doses há cinco meses deverão receber o reforço. No caso dos imunossuprimidos, a dose adicional é com prazo de 28 dias após a segunda dose.
Documentos necessários no ato da vacinação
Ao comparecer ao centro de vacinação, é necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS), comprovante de residência e cartão de vacinação.
Dose única da marca Janssen
Para o público que recebeu a dose única da marca Janssen, de acordo o Ministério da Saúde, deverá ser aplicada uma segunda dose da mesma marca antes da dose de reforço. Com isso, Fortaleza aguarda o envio de novos lotes dessa marca para dar continuidade ao esquema vacinal do público contemplado.