Há dois anos, em 18 de janeiro de 2021, Fortaleza recebia e iniciava a aplicação das primeiras doses da vacina contra a Covid-19. Um momento histórico para a quinta maior capital brasileira, que, naquele período, acumulava mais de 98 mil casos confirmados da doença e se aproximava dos 5 mil óbitos. Nesses 24 meses, Fortaleza avançou e renovou constantemente suas estratégias para alcançar uma maior cobertura vacinal, alcançando mais de 7 milhões de doses aplicadas.
Conforme o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), João Borges, vencer a Covid-19 é o objetivo maior da saúde pública na atualidade. Nesse sentido, ele apela para que a população complete seu esquema vacinal.
“Vencer esta guerra é o objetivo maior, neste momento, para a saúde pública. Aplicamos mais de 7 milhões de doses e isso nos deixa com certa tranquilidade para avaliarmos como vamos ainda vencer a guerra final, contra este vírus estamos apenas vencendo batalhas. Neste contexto, chamamos a população para que compareçam aos postos de saúde, pois existe uma rede toda à disposição para se vacinar”, reforça.
O secretário enfatiza, ainda, o papel primordial das equipes de saúde que estão atuando incansavelmente, ao longo destes dois anos, na campanha de vacinação contra a doença.
“Não podemos deixar de agradecer aos profissionais da SMS e da Prefeitura de uma forma geral que se engajaram nesta luta e fizeram acontecer”, celebra João Borges.
Balanço da vacinação contra a Covid-19
Somente na capital cearense, nestes dois anos de campanha (até 16/01), foram 7.032.697 doses aplicadas, das quais 2.443.299 pessoas receberam a primeira dose; 2.335.708, a segunda; 1.539.145, a terceira; e 714.545, a quarta.
Locais de vacinação
Para ter acesso ao imunobiológico, a população de Fortaleza pode se dirigir aos postos de saúde da Capital, de 7h30 às 18h30, conforme listagem divulgada diariamente no portal da Prefeitura de Fortaleza (https://www.fortaleza.ce.gov.br/). A disponibilidade de doses, seja primeira, segunda ou as de reforço, depende do envio da vacina pelo Governo Federal.
Quem pode se vacinar
1° dose: crianças a partir de 6 meses
2° dose: conferir no cartão de vacinação o prazo definido para sua aplicação
3° dose: pessoas acima de 12 anos que receberam a segunda dose há quatro meses
4° dose: pessoas acima de 18 anos que receberam a terceira dose há quatro meses