Fortaleza foi premiada, nesta segunda-feira (04/09), como primeira colocada no Brasil no eixo Empreendedorismo do Ranking Connected Smart Cities, que analisa as cidades com melhores indicadores de desenvolvimento inteligente, sustentável e humano. A iniciativa é uma idealização da Urban System e Necta. Além do destaque em empreendedorismo, Fortaleza recebeu a 4ª colocação no eixo Tecnologia e Inovação, 11ª em Mobilidade e 18ª no Ranking Geral. Fortaleza é ainda a segunda colocada do Nordeste e a primeira da região em Tecnologia e Inovação. E a capital cearense subiu da 11ª para a 9ª posição entre as cidades com mais de 500 mil habitantes.
“O prêmio é um grande reconhecimento aos esforços da Prefeitura de Fortaleza para inovar e promover o desenvolvimento da cidade com inclusão social. Estamos investindo fortemente em políticas públicas que vêm transformando a vida dos fortalezenses. O primeiro lugar na categoria empreendedorismo traduz a capacidade e vocação para o trabalho da nossa gente, mas também é resultado de um trabalho e consistente para desburocratizar serviços e realizar ações de incentivo fiscal, contribuindo com um bom ambiente de negócios na Cidade”, destacou o prefeito José Sarto.
O ranking faz parte da Plataforma CSC, que foi fundada em 2015 e se consolidou como uma referência no Brasil no desenvolvimento de cidades inteligentes, desenvolvimento sustentável e mobilidade urbana. Ao todo são analisados 11 eixos temáticos e 75 indicadores.
Na premiação, a iniciativa observa como destaque os bons resultados de Fortaleza na área econômica e social, por exemplo, a consolidação da capital como o município de maior Produto Interno Bruno (PIB) da região Nordeste. Os programas Juventude Digital, a participação no programa Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (Bici) e o crescimento do número de startups na cidade também foram elencados como diferenciais da capital cearense.
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, representou o prefeito José Sarto na cerimônia, que ocorreu em São Paulo. “Isso demonstra, mais uma vez, que a política pública da Prefeitura de Fortaleza, que é de acreditar no pequeno empreendedor – que gera sete em cada dez empregos -, acreditar em qualificação profissional e crédito orientado vem dando muito certo, com oportunidade para todos. Por isso Fortaleza é o maior PIB do Nordeste, a capital que mais gera empregos nas regiões Norte e Nordeste, com saldo de 91 mil empregos com carteira assinada só na gestão do prefeito José Sarto”, avaliou.
Luís Alberto Sabóia, presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), celebrou o resultado da capital no ranking e apontou que a posição de Fortaleza é resultado de um trabalho contínuo de investimento em inovação.
“Isso é resultado de um grande esforço que tem sido feito em capacitação tecnológica, como o Juventude Digital, o programa Fortaleza Bilingue e também com as políticas de desenvolvimento econômico. Isso faz com que o empreendedor cearense, que é bastante criativo e trabalhador, tinha um ambiente ainda melhor de negócios”, comentou Saboia.
O presidente da Citivona complementou comentando sobre o Inovafor, anunciado pelo prefeito Sarto em maio e aprovado pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) no último mês de agosto. O Inovafor tem como objetivo impulsionar a modernização e eficiência dos serviços públicos, promovendo uma maior qualidade de vida para a população.
“Para o próximo ano, teremos ainda mais políticas para nos tornarmos uma cidade ainda mais inteligente, como o Marco Regulatório das Startups, o Inovafor, recentemente aprovado em lei. Ele terá o condão de acelerar esse processo, fazendo com que Fortaleza se torne um celeiro de ideias inovadoras, criativas para que, no futuro, isso se reflita em melhor qualidade de vida e nesses rankings de cidades inteligentes”, conclui.
Emprendedorismo
Na área do empreendedorismo, um dos projeto é o Meu Bairro Empreendedor, lançado em 2019 e que desenvolve centralidades econômicas. Em agosto, foi entregue o Meu Bairro Empreendedor no Vila Velha. Os bairros Bom Jardim, Serviluz e Vicente Pinzón também já receberam as intervenções. Atualmente, a Prefeitura executa as obras do Meu Bairro Empreendedor em mais seis bairros da cidade, são eles: Jangurussu, José Walter, Messejana, Parque Santana (Mondubim), Planalto Ayrton Senna e Pirambu
Além disso, a Prefeitura de Fortaleza tem investido na capacitação de microempreendedores e no incentivo ao crédito. O estímulo vem de iniciativas como o programa Nossas Guerreiras, Costurando o Futuro, Fortaleza Capacita e Fortaleza + Futuro, promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
Um caso de transformação auxiliado pela Prefeitura de Fortaleza é o da Juliana Vieira, beneficiária dos programas Meu Carrinho Empreendedor e Nossas Guereiras, no qual conseguiu o microcrédito orientado de R$ 3 mil. A microempreendedora já trabalhar há quase duas décadas no ramo de espetinhos.
A ideia de trabalhar com espetinhos de churrasco veio do esposo de Juliana, seu Isaias Silva, que foi churrasqueiro profissional por anos, mas acabou demitido. “Ele já conhecia as carnes boas, como fazer os cortes e os pontos do assado”, conta Juliana. Aliando o conhecimento do esposo e o próprio, a empresária montou o Espetinhos da Ju onde, além de carnes, também vende bebidas e baião de dois.
Em 2022, o trabalho duro de Juliana foi reconhecido. A microempresária foi a grande vencedora do Troféu Empreender, promovido pelo Jornal O Povo. “Fiquei muito feliz com o prêmio. Hoje, eu já devo ter mais de dez cursos de capacitação sobre marketing, gerenciamento, precificação e outros. A minha vida mudou muito, pois a gente pode dar condições melhores para nossos filhos”, celebra.