Levantamento sobre mobilidade urbana feito pelo aplicativo Moovit aponta que cerca de 67% dos usuários de ônibus de Fortaleza precisam pegar, pelo menos, dois coletivos em uma única viagem. No detalhamento do índice, 53% das pessoas precisam de dois ônibus, enquanto 14% pegam três ou mais veículos.
O índice torna Fortaleza a segunda cidade brasileira, dentre as dez analisadas, onde a população mais precisa trocar de ônibus a cada viagem. A capital cearense fica atrás somente de Salvador (72%).
A pesquisa também revelou que a capital cearense tem a menor média de distância percorrida por pessoa em uma única viagem, em torno de 7,55 quilômetros. A seguir, aparecem as cidades de Porto Alegre (7,82 km), São Paulo (8,63 km) e Curitiba (8,68 km). Nesta categoria, Brasília é a cidade de maior média de distância a cada trajeto da população, somando 14,29 km.
A capital cearense também registra o menor índice de pessoas que precisam trafegar mais de 12 km em uma única viagem. Brasília, mais uma vez, aparece no topo do quesito, com 47% da população fazendo percursos de mais de 12 km a cada viagem.