Uma avaliação sobre os portais de informação dos Governos Estaduais, Municipais e Federal, realizada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), aponta Fortaleza como a capital brasileira da transparência. Os dados, divulgados, nesta terça-feira (12/12), no Dia Internacional contra a Corrupção, mostram que o Portal da Prefeitura somou 342 entre os 374 pontos possíveis na avaliação.

O ranking aponta, ainda, que o Ceará ocupa a 7ª posição entre os 26 estados e o Distrito Federal quanto à transparência nos atos e nas ações. O primeiro lugar é ocupado pelo Estado do Paraná (353 pontos), seguido da Bahia (340), Rio de Janeiro (336), Santa Catarina (332), Mato Grosso (331) e Paraíba (328). As duas últimas posições, entre as unidades da Federação, são ocupadas pelos Estados de Alagoas (232) Tocantis (224 pontos).

+Veja o ranking da USP

SARTO COMEMORA

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, ao receber os dados oficiais do ranking da transparência realizado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), não escondeu a alegria com o título que dá projeção ao trabalho que a administração municipal faz para levar informações e a prestação de contas aos moradores da capital alencarina.

O estudo, sob a responsabilidade do Núcleo de Estudos da Transparência Administrativa e da Comunicação de Interesse Público (Netacip), da USP, avaliou 39 critérios, identificando a disponibilização de dados dos gastos com saúde, educação, segurança pública e previdência.

De acordo com a USP, foram avaliadas questões relacionadas à acessibilidade, à divulgação de balanço e do orçamento dos últimos cinco anos e se são atendidas as exigências da Lei de Acesso à Informação, como editais de licitação e contratos celebrados, além de respostas às perguntas mais frequentes.

Os dados mostram que, no ranking geral, com 54 posições, os cinco melhores classificados foram o Paraná, seguido de Fortaleza, Bahia, Rio de Janeiro (cidade) e Santa Catarina. A avaliação compreende o período um ano, iniciado em julho, durante o ano 2021 a 2022.

“Um estudo que coloca Fortaleza como a capital mais transparente do Brasil, realizado pela Universidade de São Paulo, que é reconhecida nacionalmente e internacionalmente como uma referência nas áreas de pesquisas, acaba engrandecendo o trabalho até aqui desempenhado por toda a gestão Sarto’’, afirma a secretária chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza, Christina Machado, ao comemorar o bom conceito sobre a transparência da administração da Capital.