Reflexo do trabalho realizado ao longo dos últimos anos, Fortaleza, mais um vez, se destaca no cenário da educação nacional. De acordo com dados do Censo Escolar 2022, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Fortaleza é a capital brasileira com maior cobertura de matrículas no Ensino Fundamental em tempo integral do país, com 64,4% (113.491) dos alunos matriculados. Com a porcentagem registrada, Fortaleza superou Palmas, que atingiu cobertura de 40,1%, e Rio de Janeiro, com 34,4%.
Ainda no atendimento em tempo integral, quando incluídas as matrículas em todas as etapas de ensino, Fortaleza segue como a capital brasileira com maior cobertura de matrículas em Tempo Integral, com 57,9% de estudantes beneficiados com a jornada ampliada.
Totalizando 134.572 alunos atendidos, a capital cearense superou Curitiba, que ficou em 2º lugar com cobertura de 46%, e Rio de Janeiro, que registrou a marca de 35,5% de matrículas em tempo integral. Fortaleza já havia sido reconhecida como maior cobertura no país no Censo Escolar 2021, quando possuía 49,1% dos (129.356) alunos matriculados em tempo integral.
Em relação aos números absolutos, a Rede Municipal de Fortaleza ocupa o segundo lugar, entre as capitais, no atendimento em tempo integral, ultrapassando São Paulo, que possui 89.079 matrículas na modalidade.
Vale destacar ainda que, de acordo com os dados de 2022, o Município tem maior crescimento de atendimento em tempo integral, correspondente a um aumento de 4% em um ano, superando a média atingida pelas capitais brasileiras, de 1,5%.
Matrículas em geral
Considerando o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área, a Rede Municipal de Ensino de Fortaleza totalizou 239.158 alunos matriculados. Com esses resultados, Fortaleza é a quarta maior Rede de Ensino do país, atrás de São Paulo (719.191 matrículas), Rio de Janeiro (624.553) e Manaus (241.405), além de ocupar o posto de primeira capital do Nordeste. O número de matrículas da Rede Municipal de Fortaleza representa 24,4% do total registrado pelas capitais do Nordeste.
Educação Infantil
Fortaleza é destaque, ainda, na Educação Infantil, sendo a capital brasileira com maior crescimento percentual no atendimento às crianças, levando em consideração as quatro maiores Redes de Ensino. Enquanto a capital cearense cresceu 2,7%, São Paulo, Rio Janeiro e Manaus decresceram.
Quando consideradas as etapas creche e pré-escola, o Município registrou 56.265 matrículas na Educação Infantil – 1.482 a mais que no ano de 2021.
No segmento creche, em números absolutos, Fortaleza ocupa o segundo lugar, com 8,3% de crescimento, com 24.793 matrículas – 1.900 a mais que no Censo anterior.
Educação inclusiva
Evolução em número de matrículas foi registrada, também, na Educação Inclusiva, com aumento de 13,5% em um ano, com 1.373 novas matrículas, registrando 11.522 alunos matriculados na Rede. Com esse crescimento, de acordo com o Censo 2022, em números absolutos, a capital cearense tem o maior número de matrículas no Norte e Nordeste e o terceiro maior do Brasil, superada apenas por São Paulo (21.810) e Rio de Janeiro (21.318).
Censo Escolar
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica. É coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
Ele abrange as diferentes etapas e modalidades da Educação Básica e Profissional como o Ensino regular (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio); Educação Especial – modalidade substitutiva; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).
Destaques de Fortaleza no Censo Escolar 2022
No cenário nacional, Fortaleza é:
– 1ª capital em cobertura no atendimento em Ensino Fundamental
– 4ª maior rede do Brasil em número de matrículas e 1ª do Nordeste
– 1ª capital do Brasil e 1ª do Norte e Nordeste em cobertura no atendimento em Tempo Integral
– 2º lugar no país em números absolutos no segmento de jornada ampliada
– 3ª capital do Brasil e 1ª do Norte e Nordeste em matrículas na Educação Inclusiva
– 1ª capital do Nordeste em matrículas na Educação Infantil