Fortaleza é uma das cinco cidades brasileiras vencedoras da chamada pública de Projetos de Mobilidade Urbana Sustentável realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Além da capital cearense, a listra, de acordo com o anúncio do Governo Federal, tem as cidades Curitiba, Guarulhos, Recife e Salvador.

A seleção dessas cidades está no projeto realizado pela parceria do Ministério do Desenvolvimento Regional, o KfW Banco de Desenvolvimento e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Entre os critérios utilizados para seleção das cidades, estiveram a adequação da tecnologia à realidade local, a integração com os demais modos de transporte no município, a sustentabilidade financeira, o alinhamento aos planos locais e aspectos inovadores.

O projeto tem como objetivo o apoio técnico a estados e municípios interessados em desenvolver ações que contribuam para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e para a inclusão social.

Segundo o MDR, as cinco cidades selecionadas terão seus estudos de pré-viabilidade financiados com recursos não reembolsáveis do Governo da Alemanha, por meio do KfW e do Global Environment Facility (GEF), administrado pelo BID.



“Estamos buscando, cada vez mais, qualificar os projetos de infraestrutura. Os planejamentos selecionados irão subsidiar as cidades na implementação de grandes obras estruturantes, que vão possibilitar melhoria do sistema de mobilidade urbano e, consequentemente, da qualidade de vida das pessoas”, destaca o diretor de Projetos de Mobilidade e Serviços Urbanos do MDR, Maxwell Vieira.



 (*) Com informações da Assessoria de Imprensa do MDR