As ações de enfrentamento à criminalidade reforçadas em Fortaleza resultaram, substancialmente, na melhoria dos indicadores criminais. Graças às estratégias e investimentos na área da Segurança Pública, além do trabalho integrado das Forças de Segurança, Fortaleza apresentou uma redução de 25,7% nos índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI).

O resultado é referente ao primeiro quadrimestre de 2023, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 217 casos registrados nos primeiros quatro meses deste ano, contra 292 no mesmo período de 2022. Esse é o melhor 1º quadrimestre da série histórica, desde o ano 2009, quando 313 casos foram registrados no primeiro quadrimestre daquele ano.

A redução positiva também se estende para todo o Ceará. Nos dados compilados, por meio da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), foram registradas 943 mortes violentas no primeiro quadrimestre deste ano. A queda é de 5,5%. Já no mesmo período de 2022 foram 998 casos.

Os dados da Supesp, órgão vinculado à SSPDS, englobam homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, creditou o bom resultado na redução dos índices do CVLI ao trabalho integrado que tem sido realizado de forma continuada pelas Forças de Segurança.