A Prefeitura de Fortaleza já começou o processo de cadastramento dos ambulantes que atuam na Praça do Mercado de Messejana. A ação desenvolvida pela Secretaria Executiva Regional 6 faz parte do projeto de deslocamento e ordenamento dos camelôs para o novo espaço de trabalho.
Nesta fase, os ambulantes que já foram pré-cadastrados e que atuam na Praça do Mercado de Messejana devem comparecer à sede da Regional 6, com os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço e duas fotos 3×4. O processo segue até a próxima quarta-feira (31/08).
Com o cadastro devidamente atualizado, os ambulantes receberão os termos de permissão e um crachá com identificação para que possam realizar as atividades com a autorização.
Os ambulantes serão deslocados para um terreno próximo à área em que atuavam. O espaço possui toda estrutura necessária para as atividades dos camelôs, incluindo banheiros. Além disso, a área já conta com o ordenamento para cada ambulante. A Prefeitura de Fortaleza vai disponibilizar um caminhão para auxiliar no transporte das barracas.
O processo de deslocamento ocorrerá entre os dias 5 e 9 de setembro, respeitando o dia de cada segmento. Além da Regional 6, a ação contará com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).
Para o secretário da Regional 6, Túlio Studart, o novo local vai atender todas as necessidades dos ambulantes. “Desde o início do ano, estamos dialogando com os ambulantes sobre a necessidade desse deslocamento e as melhorias que serão feitas na região. Realizamos diversas audiências públicas, e acredito que tiramos todas as dúvidas dos comerciantes. O novo espaço possui tudo o que eles precisam para continuar exercendo as atividades”, afirma.
Meu Bairro Empreendedor
A Prefeitura de Fortaleza vem executando uma série de melhorias no bairro. A mudança é necessária para dar prosseguimento ao trabalho que vem sendo executado. Dentre eles, o Projeto Meu Bairro Empreendedor, que tem por objetivo valorizar o comércio local, trazendo melhor infraestrutura e mais oportunidades de emprego e renda.
Ao todo, o projeto prevê a urbanização de sete ruas do bairro: Rua Joaquim Felício, Rua Padre Pedro de Alencar, Rua Cel. Francisco Pereira, Rua Dr. Pergentino Maia, Rua Joaquim Bezerra, Rua Manoel Castelo Branco e Rua Cel. Guilherme Alencar. Orçadas em R$ 4,5 milhões, a previsão de conclusão das obras do Meu Bairro Empreendedor em Messejana é para o primeiro semestre de 2023.
Outras melhorias
A Praça e o Mercado de Messejana passarão por uma ampla reforma com o intuito de trazer conforto e segurança aos comerciantes locais e frequentadores do espaço. A obra será coordenada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), do Governo do Estado, e prevê a demolição da caixa d’água existente na área.