Fortaleza aplicará, durante este final de semana, a primeira dose (D1) em pessoas nascidas até 1997. A informação foi divulgada pela secretária municipal da Saúde (SMS), Ana Estela Leite, por transmissão via redes sociais. Além disso, também serão aplicadas segundas doses (D2).

A listagem com os nomes dos contemplados ainda não foi divulgada, mas é possível conferir o agendamento neste link.

Após interrupção em razão da falta de imunizantes, Fortaleza retomou, na última quarta-feira (4), a aplicação da 1ª dose de vacina contra a Covid-19. Desde então, estão sendo vacinados os nascidos até 1996.

CONSULTA AOS AGENDAMENTOS
A secretária frisou que serviço de mensagens enviadas pelo WhatsApp com aviso sobre o agendamento permanece suspenso. Portanto, é necessário atenção para não perder a data da imunização.

O calendário individual da vacina também pode ser checado pelos sites: Vacine Já e Coronavírus Fortaleza .

O aplicativo “Mais Saúde Fortaleza”, da SMS, também começou a notificar, nesta quinta-feira (5), os usuários sobre a data do agendamento da primeira e segunda doses de vacina contra a Covid-19.

A ferramenta está disponível nas plataformas Android e iOS. Para receber as notificações no smartphone, é necessário ativar o dispositivo nas configurações do próprio aparelho.

No aplicativo, a checagem das mensagens deve ser feita na aba “Avisos”, onde aparecem as consultas marcadas em unidades de saúde ou agendamentos de vacinação.

Para quem perdeu a aplicação da primeira dose do imunizante por motivos de Covid-19; quarentena pós outras vacinas ou com sintomas gripais e viagem por motivos de trabalho, pode procurar um local para tomar o imunobiológico.

PESSOAS QUE ESTAVAM COM COVID-19 OU DOENTES
Pessoas que foram contaminadas pelo novo coronavírus devem esperar 30 dias após o primeiro dia sintoma para tomar a vacina contra a doença.

Ou aqueles que não puderam comparacer porque apresentaram sintomas da Covid-19 no período, mas depois testaram negativo para a doença. Neste caso, a quarentena é de 15 dias. Em ambos os casos, após esse período de quarentena, é possível comparecer a qualquer centro de imunização para ser vacinado.

Para isso, é obrigatório levar o comprovante do agendamento e o teste que prove a contaminação ou o quadro gripal. A contagem desta quarentena começa a partir do primeiro dia de sintoma – e não da data do exame.

QUARENTENA PÓS VACINA
Pessoas que tomaram outras vacinas, como a da gripe, devem esperar 14 dias antes de tomar o imunizante contra a Covid-19. Cumprida essa quarentena, basta comparecer a um ponto de vacinação, levando o comprovante da vacina tomada e do agendamento.

PESSOAS QUE VIAJARAM A TRABALHO
Pessoas que tiverem de realizar viagem corporativa na data agendada da aplicação da primeira dose também podem comparecer aos locais sem agendamento. É necessário levar, também, a declaração da empresa para comprovar a viagem a trabalho.


Pessoas em qualquer outra situação que não esteja enquadrada nas citadas acima devem esperar a repescagem.