Em Fortaleza, a vacinação da gripe continua disponível em todos os postos de saúde. Até agora, 120.124 pessoas receberam o imunizante. A campanha segue até o dia 31 de maio, protegendo contra as cepas A, dos tipos H1N1 e H3N3, e B. A meta é vacinar 90% do público-alvo, que corresponde a 863.774 pessoas.
A Prefeitura de Fortaleza prossegue, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com a Campanha de Vacinação contra Influenza em todos os postos de saúde da Capital, das 7h30 às 18h30. No dia D, realizado no dia 15 de abril, cerca de 25 mil pessoas do público prioritário receberam a imunização. Desse total, 4.671 foram de crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias. Na mesma data, foram aplicadas aproximadamente 11 mil doses da vacina de reforço bivalente contra a covid-19.
“A vacina é um ato de amor coletivo, pois protege as pessoas e cria uma barreira contra as doenças. Por isso, convidamos a população que procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa e atualize a carteira de vacinação. Cada um fazendo a sua parte contribui para a diminuição de casos graves dessas doenças”, alertou a coordenadora de Imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli.
Grupos prioritários
De acordo com o Calendário Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (MS), a campanha é destinada, inicialmente, aos grupos prioritários: crianças a partir de seis meses, idosos, gestantes e imunossuprimidos, puérperas, povos indígenas, pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, profissionais da saúde e educação, forças armadas, de segurança e salvamento, além de trabalhadores de transportes coletivos e portuários, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas
A vacina contra a Influenza pode ser recebida conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19 e outras vacinas. No entanto, pessoas com coronavírus só devem receber a vacina 30 dias após o início dos sintomas ou do resultado positivo em casos de assintomáticos. Em casos negativos, mas com quadro de síndrome gripal e com sintomas leves, como coriza, espirros ou tosse, não há contraindicação. Em caso de febre, o recebimento da vacina deve ocorrer 48h após o desaparecimento do sintoma.
Documentação
Para ter direito à imunização, todos os grupos deverão apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência, além de comprovação que demonstre pertencer ao grupo prioritário, caso necessário.