A prefeitura de Fortaleza assinou um convênio para realização de mutirão com mais de 12 mil cirurgias eletivas. A iniciativa, que faz parte do Plano Municipal de Redução de Filas Eletivas, contempla procedimentos nas áreas: ginecológica, ortopédica, oftalmológica e geral.
No total, serão 12.754 procedimentos cirúrgicos, beneficiando 12.288 pacientes da Capital e 466 do interior do Estado.
O destaque do plano será o mutirão das cirurgias oftalmológicas. Serão 9.837 intervenções desta especialidade realizadas nos pacientes de Fortaleza que aguardam do poder público cirurgia de catarata, zerando a fila de espera (de pacientes inseridos entre janeiro de 2020 e dezembro de 2023).
A assinatura do contrato foi realizada na filantrópica Instituto Práxis de Educação, Cultura e Ação Social, localizado no Hospital Distrital Doutor Fernandes Távora, pelo prefeito da capital José Sarto.
As cirurgias oculares do mutirão serão realizadas por meio de contratualização com o hospital, que possui uma infraestrutura com salas cirúrgicas específicas para esse tipo de procedimento. Durante a entrega, Sarto celebrou a parceria com a unidade hospitalar.
“Nós vamos zerar a fila de cirurgia de catarata, que é a maior fila de espera do Brasil e também de Fortaleza. É uma alegria firmar esse contrato aqui no Instituto Práxis, um espaço com grande abrangência de atendimento, com estrutura ampliada e uma equipe de excelentes oftalmologistas”, comentou.
Também está prevista a realização de 2.451 procedimentos cirúrgicos nas especialidades ginecológica, ortopédica e geral, que serão realizados nos hospitais Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher), Instituto Doutor José Frota (IJF), Universitário Walter Cantídio (HUWC) e Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac).
A previsão da Prefeitura é concluir o Plano Municipal de Redução de Filas Eletivas até o mês de dezembro, realizando cerca de mil procedimentos mensais como parte do mutirão. O encaminhamento para as cirurgias se dará pelo fluxo normal, através da Central de Regulação de Leitos.
Os recursos aplicados serão na ordem de R$ 17,7 milhões, como parte do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF).
Pacientes do interior do Estado
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também incluiu no Plano Municipal de Redução de Filas Eletivas 466 intervenções para pacientes residentes nos municípios de Guaiuba, Maranguape, Caucaia, Paraipaba e São Luís do Curu. Destas, 426 serão cirurgias oftalmológicas e 40 nas especialidades ginecológica e geral.
O acolhimento aos pacientes do interior do Ceará foi pactuado na Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Ceará (CIB/CE), por meio de adesão voluntária desses municípios. O agendamento dos pacientes e os exames pré-cirúrgicos serão realizados diretamente por intermédio do município de origem.
Pacientes da Capital
Para iniciar os agendamentos necessários para a cirurgia, a SMS entrará em contato com os pacientes residentes em Fortaleza, por meio dos telefones informados no ato do seu cadastro no posto de saúde. Assim, a SMS reforça a importância de manter sempre seus dados atualizados. Em caso de mudança de telefone ou endereço, procure sua unidade de saúde e faça a atualização.
Os pacientes também podem acessar as confirmações de consultas e exames por meio do aplicativo Mais Saúde Fortaleza.
Cirurgias eletivas na Capital
Além das cirurgias do mutirão do Plano Municipal de Redução de Filas Eletivas, a Prefeitura de Fortaleza segue executando procedimentos já programados para serem realizados ao longo de 2024. Somente na área oftalmológica, somando as cirurgias do mutirão, as já contratualizadas para o ano de 2024, Fortaleza alcançará a marca de 20 mil procedimentos cirúrgicos de catarata.
No ano de 2023, Fortaleza realizou 96.367 cirurgias eletivas, incluindo todas as especialidades ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além de 1.111.345 exames de imagem e 2.581.847 consultas especializadas no mesmo período. A expectativa para 2024 é ultrapassar estes números.
Para ter acesso a cirurgias eletivas em Fortaleza, o usuário precisa, primeiramente, comparecer ao posto de saúde para o agendamento de uma consulta. Assim, a equipe da unidade de saúde promoverá o acompanhamento e realizará os encaminhamentos necessários.
Acesso a consultas e exames
Além do Plano Municipal de Redução de Filas Eletivas, Fortaleza desenvolve diversas ações visando otimizar o acesso a consultas e exames. Somente em 2023, a Prefeitura firmou compromissos importantes para beneficiar diversos fortalezenses de forma imediata, a exemplo da ampliação da oferta de diagnóstico por imagem na Capital, aumentando mais de 12 mil exames de imagem, voltados para os pacientes do SUS.
Já no que se refere à oncologia, a Prefeitura garantiu um acréscimo anual de R$ 3,6 milhões nos repasses ao Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio), voltados ao tratamento do câncer na Capital. Estes recursos também beneficiam pacientes do interior do Estado, pois 51% da demanda acolhida em Fortaleza são de pacientes que não residem na Capital.
Outra ação importante para a redução da fila de consultas e exames foi o lançamento do serviço de Opinião do Especialista. A iniciativa oferta uma troca de informações, via sistema, entre o médico do posto de saúde e o médico especialista, com objetivo de esclarecer dúvidas sobre as condições clínicas de um paciente, agilizando a abordagem terapêutica adequada e encaminhando para consulta com especialista somente os que avaliarem necessário. Somente na cardiologia geral houve uma redução de 38% na inserção de novos encaminhamentos pela Atenção Primária.
Estiveram presentes na assinatura do contrato os vereadores e suplentes Gardel Rolim, Paulo Martins, Moura Taxista, Raimundo Filho, Veríssimo Freitas, Luciano Girão, Diógenes Madeira, Iraguassu Filho, Dayane Costa, Audízio Oliveira, Heitor Holanda e Eliseu Carvalho, além do deputado estadual Cláudio Pinho.