A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), em parceria com outras secretarias e organizações não governamentais, participou, neste fim de semana, do Dia Mundial da Limpeza, em adesão ao World Cleanup Day, que na capital cearense conseguiu recolher aproximadamente duas toneladas de resíduos na orla. As atividades ocorreram em diferentes pontos da cidade, como Praia de Iracema, Barra do Ceará e Praia do Futuro.

A ação de limpeza contou com a participação do Instituto Povos do Mar, Citinova, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Secretaria Regional 7, Cuca Ambiental, Cruz Vermelha, Associação dos Empresários da Praia do Futuro e educadores ambientais do Plano de Educação Ambiental e Sanitária (Peas), do programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), assim como outras instituições e voluntários que acordaram cedo para contribuir com a limpeza d cidade.

Uma novidade nesta ação foi o uso de bituqueiras com medidores para o recolhimento dos restos de cigarro, um dos principais lixos encontrados na faixa de areia. Todo o material recolhido, entre bitucas, papéis e garrafas e canudos de plástico, foi encaminhado ecopontos, recicladoras e associações de catadores, para ser revertido em renda.

“A adesão foi grande para o nosso Dia Mundial da Limpeza. Conseguimos mobilizar várias pastas da Prefeitura, órgãos parceiros e famílias para a limpeza da nossa orla. Ações assim, conjuntas, fortalecem o nosso trabalho de educação ambiental, de cuidado a nossa cidade”, destacou a secretária da Seuma, Luciana Lobo.

Proteção dos recursos

As ações de educação ambiental e mutirões de limpeza fazem parte de uma política sólida da Prefeitura de Fortaleza para a preservação dos nossos recursos naturais. A Seuma desenvolve o projeto Se Liga na Rede, que já realizou mais de 1.200 ligações de residências de famílias carentes à rede de esgoto, evitando que efluentes cheguem à rola. Já a Vídeo Inspeção de Galerias Pluviais utiliza um robô de última geração para acessar o sistema de drenagem e identificar pontos de obstrução ou ligações clandestinas de esgoto.

Para reforçar este controle, foi desenvolvida a Captação em Tempo Seco, para a interceptação dos resíduos antes que acessem a zona de praia, e também é feito o monitoramento da qualidade da água dos recursos hídricos.