O Seminário Internacional “Desafios da Ordem Jurídica na América Latina e Caribe: Diálogos Globais”, realizado em parceria com o Programa Harmonia com a Natureza do Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais (DESA), terminou nesta sexta-feira (22). O evento que teve inicio na noite desta quinta-feira (21), contou com a participação de diversas autoridades do país na mesa de frente para discussões jurídicas contemporâneas, promovendo uma série de palestras e diálogos centrados nos desafios da ordem jurídica na América Latina e no Caribe, considerando a diversidade socioeconômica e cultural da região e a democracia como princípio fundamental.

Estavam presentes na mesa: Cristina Irene Leiva, o vice-prefeito de Fortaleza, Elcio Batista, Denise Carrá, Tales de Sá Cavalcante, Bruno Carrá, Dra. Germana de Oliveira e o membro da Associação Brasileira de Letras, Joaquim Falcão.

O Reitor do Centro Universitario Farias Brito, Dr. Tales de Sá Cavalcante, abriu os discursos saudando a Mãe Terra e citando uma fala de Bruce Albert e Davi Kopenawa, autores do livro “O espírito da floresta” onde destacam a importância do cuidados de todos com a natureza.

“Vocês deveriam sonhar a terra, pois ela tem coração e respira”, discursou, relembrando ainda, da contribuição da instituição de ensino para o planeta. “Toda a energia elétrica consumida pela nossa entidade educacional nos 21 prédios, vem dos ventos de uma usina éolica. A cada ano são três toneladas de gás carbônico a menos na atmosfera, o equivalente a preservação de 20 mil árvores”, disse Tales.

A seguir, foi dada a oportunidade de fala para a Desembargadora Federal e Vice Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Dra. Germana de Oliveira, que destacou a força das mulheres nordestinas e a relevância do Seminário Internacional para levantar soluções para um mundo melhor

Para o último dia do evento, haverá debates em busca da efetivação dos direitos coletivos econômicos, sociais e culturais, em harmonia com os direitos individuais civis e político, como destacado na Opinião Consultiva 023/2017 da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

O Seminário conta ainda com a participação de renomadas pesquisadoras da Rede de Especialistas da ONU sobre Harmonia com a Natureza, magistradas da Associação Internacional de Mulheres Juízas (IAWJ), e docentes do Centro Universitário Farias Brito, bem como de outras instituições de ensino do Brasil e do exterior.