O Informe Semanal da 5ª Semana Epidemiológica de 2022, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza, mostrou que foram confirmados 59 casos de dengue, 4 de chikungunya e nenhum de zika até 02 de fevereiro deste ano. Os números apontam para uma redução de cerca de 67,8% das arboviroses em relação ao mesmo período de 2021.
A Regional VI foi a que apresentou maior incidência com 40 casos confirmados de dengue e 2 de chikungunya. Na ocasião, o bairro do Jangurussu foi onde ocorreu o maior número de casos de dengue com 41 notificações e 14 pessoas confirmadas com a doença.
Operação Inverno 2022
A Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, vem realizando a Operação Inverno 2022 para monitorar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A operação segue até o final deste mês, onde cerca de 50 bairros serão contemplados, com visita a mais de 490 mil imóveis.
A Operação Inverno envolve cerca de 1.100 agentes de endemias, que realizam em torno de 14 mil visitas diárias em toda a Cidade. Os profissionais também monitoram outras possíveis infestações, como a do inseto transmissor da Doença de Chagas e o aparecimento de escorpiões.
u.