Entre os meses de março e maio, a plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual de Saúde, registrou uma queda de 25% no número de pacientes com Covid-19 dando entrada nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza. A queda nos atendimentos foi observada logo após o pico da segunda onda da pandemia no Ceará. Além disso, os dados mostram que a gravidade dos casos diminuiu 51,7% entre abril e maio.
Apesar da redução importante em relação a março (16.271), os números ainda são alarmantes. A quantidade de atendimentos por Covid-19 em maio (12.187) foi próxima do registro de fevereiro (12.746), quando a segunda onda eclodiu no Estado. Além disso, a demanda por atendimento de infectados pelo coronavírus nas unidades básicas este ano já supera o dobro do total registrado em 2020.
Um outro dado que aponta tendência de queda na demanda por atendimento é o de gravidade dos casos que chegam às UPAs. Em março, o número de casos graves classificados nas cores laranja e vermelho representava 41,3% do total de atendimentos devido à infecção. Em abril, baixou para 33% e, em maio, para 20,