Grandes especialistas nos temas reúso e dessalinização se reunirão nesta quinta-feira (23), em Fortaleza, para o 1º Simpósio Nacional sobre Dessalinização e Reúso: Viabilizando Alternativas à Escassez Hídrica. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), em parceria com a ABES Seção CE e a Câmara Temática Dessalinização e Reúso da ABES, vai reunir grandes especialistas de todo o Brasil. Do Ceará, vão estar presentes o secretário das Cidades, Jesualdo Farias, o secretário do Meio Ambiente, Artur José Vieira Bruno, e representantes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e da Universidade Federal do Ceará (UFC).
O encontro, que ocorrerá no Novotel Fortaleza, é uma das etapas preparatórias para o Congresso ABES Fenasan 2017, o maior encontro de Saneamento Ambiental das Américas, que será promovido em São Paulo de 2 a 6 de outubro. O objetivo do Simpósio é debater e incentivar o uso da dessalinização e do reúso, tanto em custo quanto em aplicações, para que sejam opções viáveis na busca de soluções frente s situações de crise hídrica.
De acordo com Álvaro José Menezes da Costa, diretor nacional da ABES, o simpósio visa aprofundar a discussão do tema. “E exibir exemplos práticos de reúso no Brasil, casos de reúso no exterior e também de dessalinização, que possam de fato ser aplicados na realidade nordestina o mais rápido possível”, enfatiza. Ainda segundo o diretor, a seca já atinge até as capitais nordestinas. “O risco de colapso é iminente”, alerta.
“O I Simpósio de Dessalinização e Reúso da ABES vem no momento oportuno e para romper paradigmas”, ressalta o coordenador da Câmara Temática Dessalinização e Reúso, Renato Giani Ramos. Ele ressalta as sérias crises hídricas enfrentadas por diferentes regiões do Brasil. “No meio de uma gravíssima falta de água na maioria das cidades do Nordeste, Fortaleza foi escolhida para debater a nível nacional alternativas para o fornecimento de água”.
O evento, explica, trará uma visão técnica, gerencial e econômica e reunirá experientes profissionais de diversas áreas e países para debater, de maneira ampla e assertiva, como viabilizar as soluções de dessalinização e reúso para a realidade brasileira. “O que um dia foi considerado uma alternativa cara, cada vez mais torna-se viável e necessária para poder ampliar a gama de alternativas de produção de água, de tal maneira que se garanta o abastecimento contínuo e com excelente padrão de qualidade, tanto para a indústria como para a população”, explica o coordenador. “É o chamado ‘cardápio de opções´”, completa.
O I Simpósio Nacional sobre Dessalinização e Reúso: Viabilizando Alternativas à Escassez Hídrica tem patrocínio da CAGECE, Sanepar, Globalsan, Vitalux, Grundfos, RWL, Dow do Brasil, FM Rodrigues, Enorsul, Trail, Wabag, Aegea, Barbosa Mello Saneamento e Acciona.
Programação
Mesa Redonda – Crise Hídrica no Nordeste: Passado, Presente e Futuro
Coordenador da Mesa: Renato Giani Ramos – Coordenador da Câmara Temática de Dessalinização e Reúso/ Empresa Dow Water & Process Solutions
Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE
Palestrante: Helder dos Santos Cortez – Diretor da Unidade de Negócio do Interior
COGERH – Cia de Gestão de Recursos Hídricos
Palestrante: Gianni Lima – Assessor da Presidência
Secretaria das Cidades – Governo do Estado do Ceará – SCIDADES
Palestrante: Jesualdo Farias – Secretário das Cidades/CE
Universidade Federal do CEARÁ – UFCE
Palestrante: Prof. Ronaldo Stefanutti
Secretaria do Meio Ambiente do Estado do CE – SEMA-CE
Palestrante: Artur José Vieira Bruno – Secretário do Meio Ambiente
Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – CAESB
Palestrante: Fuad Moura Braga – Gerente de Programas Internacionais na Assessoria de Projetos Especiais – CAESB/Diretor da ABES-DF
Painel 1 – Financiamentos e Planos Regionais e Nacionais para a Dessalinização e Reutilização da Água
Coordenação e Mediação: Álvaro José Menezes da Costa – GO Associados
Palestra 1: Dessalinização e Reutilização da Água em Planos Nacionais e Regionais
Palestrante: Helene Kubler – CH2M HILL
Palestra 2: Financiamento Público e Privado às alternativas em dessalinização e reúso para a crise hídrica
Palestrante: Wladimir Ribeiro – Manesco e Associados
Palestra 3: Como estruturar um modelo de negócio para produção de água de reuso – um caso na prática
Palestrante: Fernando Gomes – Aquapolo
Painel 2 – Operação, Manutenção e Uso de Plantas de Dessalinização ou Reúso
Coordenação e Mediação: Alexander Fortin – CH2M Hill
Palestra 1: Viabilizando o Uso de Plantas Móveis e Pequenos Sistemas de Baixo Custo para o Fornecimento de Água Potável
Palestrante: Pablo Tojo – GRUNDFOS Holding A/S
Palestra 2: Operação e Manutenção de Plantas de Dessalinização
Palestrante: Fabian Fenóglio – SUEZ
Palestra 3: Dessalinização como Alternativa à Escassez Hídrica
Palestrante: Sérgio Hilsdorf – Veolia Water Technologies
Painel 3: Aplicações e Práticas de Dessalinização e Reúso
Coordenação e Mediação: Fernando Gomes – AQUAPOLO
Palestra 1: Práticas de Reuso de Água
Palestrante: Prof. Adrianus C. Van Haandel – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental – UFCG
Palestra 2: Experiências de Dessalinização
Palestrante: José Roberto Ramos – RWL Water
Palestra 3: Aplicações e Práticas de Dessalinização e Reúso – Soluções por WABAG
Palestrante: Atul Injatkar – VA TECH WABAG LTD.
Serviço
1º Simpósio Nacional sobre Dessalinização e Reúso: Viabilizando Alternativas à Escassez Hídrica
Quando: dia 23 de março de 2017, quinta-feira, das 8h45 às 17h15
Local: Novotel Fortaleza – Fortaleza, Ceará
Para mais informações e inscrições, acesse aqui: http://www.abes.locaweb.com.br/XP/XP-EasyPortal/Site/XP-PortalPaginaShow.php?id=914
Sobre a ABES
Com 51 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.Com informação da A.I