A Prefeitura de Fortaleza atualizou, nesta segunda-feira (26/04), o balanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Capital. Desde 18 de janeiro, 609.193 doses dos imunobiológicos disponíveis foram administradas nos grupos prioritários contemplados. Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, a titular da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Estela Leite, detalhou os indicadores.
Trabalhadores da saúde
Até o momento, 87.240 doses da vacina já foram aplicadas nos trabalhadores da saúde da Cidade.
“Os números representam 71% da meta estabelecida para o público-alvo”, afirmou.
Idosos acima de 75 anos
Contemplados na primeira fase da campanha, os idosos acima de 75 anos representam patamar referencial no âmbito da vacinação contra a doença em Fortaleza.
“De acordo com o balanço atualizado, foram aplicadas 101.888 doses, totalizando 116%, porcentagem muito superior à meta estabelecida para o município de Fortaleza”, celebrou.
Idosos de 60 a 74 anos
Em execução, a segunda fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 também vem alcançando expressivos indicadores. O balanço aponta que 87,6% da meta estabelecida para a Capital já está cumprida.
“Até agora, temos 224.254 idosos pertencentes à segunda fase contemplados com a primeira dose da vacina, dentre os quais muitos já foram beneficiados com a segunda dose, cumprindo o intervalo adequado à característica de cada imunobiológico”, garantiu.
Campanha nacional de vacinação contra a gripe
Paralelamente, o Município segue executando a campanha de imunização contra a gripe. De segunda a sexta-feira, a primeira fase segue nos 116 postos de saúde da Capital, tendo como público-alvo crianças acima de 6 meses e abaixo de 6 anos de idade, gestantes e puérperas. Os trabalhadores da área da saúde da rede hospitalar, também incluídos nesta etapa, vêm sendo exclusivamente contemplados nos hospitais em que atuam.
“Esta vacina é de extrema importância e atua contra a H1N1, H3N2 e o vírus influenza B, sobretudo, neste período em que a circulação de cepas se torna mais frequente”, orientou a secretária da Saúde.
(*) Com informações Prefeitura de Fortaleza