Foto: Vinicius Palheta/ Fortaleza EC

O Fortaleza conquistou a primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Jogando num Maracanã lotado, o Leão do Pici venceu o Flamengo por 2 a 1, gols marcados por Róbson e Hércules. Éverton Ribeiro marcou para o time comandado pelo português Paulo Sousa, enquanto Pedro desperdiçou cobrança de pênalti. O resultado não tira o Leão da lanterna da Série ‘A’, agora com 5 pontos, mas devolve a confiança para a equipe do técnico Juan Pablo Vojvoda se recuperar no Brasileirão.

O Leão volta a vencer o Rubro-Negro Carioca no Maracanã após 19 anos quando a equipe na época comandada por @Luiscarlosfigueiredocruz venceu por 2 a 0, os dois gols marcados pelo atacante Vinícius. Na ocasião, Flamengo era treinado pro Nelsinho Baptista e tinha o goleiro Júlio César entre os titulares. A derrota causou a queda do técnico no Campeonato Brasileiro de 2003.

O jogo

O Fortaleza começou a partida surpreendendo o Flamengo. A dupla Romarinho e Róbson deu trabalho aos zagueiros Pablo e Rodrigo Caio. O atacante Robson teve a primeira oportunidade, deslocou o goleiro Hugo, mas bola parou na trave. Romarinho também teve sua chance, mas finalizou para fora, assim como Robson, que chutou a bola que bateu na rede do lado de fora. A melhor oportunidade do Flamengo foi de Éverton Ribeiro, que após desentendimentos na defesa do Fortaleza, o meia chutou e Landázuri, de cabeça, evitou o gol do time rubro-negro.

Mas, aos 28 minutos, Willian Arão falhou na saída de bola, melhor para Matheus Jussa, que lançou Róbson. O camisa 7 encobriu Hugo com um toque leve. Dessa vez, a bola morreu no fundo das redes: 1 a 0 Fortaleza. O Leão continuou melhor na partida, mas não soube segurar o resultado e foi castigado: nos acréscimos, Éverton Ribeiro, em chute colocado, de primeira, empatou o jogo.

A segunda etapa começou com três alterações no Flamengo, principal delas, a entrada de David Luiz no lugar de Pablo, que foi mal no primeiro tempo enquanto o Fortaleza voltou com o mesmo time e com a mesma estratégia: esperando a oportunidade no contra-ataque. Logo no primeiro minuto, Romarinho teve uma oportunidade. No lance seguinte, Marcelo Benevenuto tentou evitar a chegada da bola em Pedro e atingiu o atacante dentro da área. Leandro Vuaden foi chamado para revisar o lance e decidiu marcar o pênalti. Na cobrança, Pedro bateu na trave.

O Flamengo perdeu intensidade na partida, mas continuou em busca do gol da virada. O Fortaleza segurou o resultado, teve chances de fazer o segundo gol, que se tornou real com Hércules: o volante aproveitou rebote após finalização de Moisés e de pé esquerdo, chutou, de primeira: a bola quicou no chão, Hugo tentou defender, mas ela entrou: 2 a 1 Fortaleza. É a primeira vitória do Leão no Brasileirão.