Fortaleza vacinou 1.392.211 pessoas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, dessas, 444.870 também receberam a segunda dose, e 26.531 foram imunizadas com dose única, informou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nesta sexta-feira (23/07).
Mais de 39 mil pessoas estão agendadas para receber a segunda dose da vacina nesta sexta-feira. De acordo com a secretária adjunta da Saúde, Aline Gouveia,
O Município tem 113 centros de vacinação. Além dos 100 postos de saúde, são disponibilizadas três policlínicas (Passaré, Jóquei Clube e Bonsucesso) e seis centros de vacinação (shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, North Shopping Jóquei, Centro de Eventos, Sesi Parangaba e Arena Castelão), além dos quatro Cucas (Barra do Ceará, Jangurussu, Mondubim e José Walter).
Para quem perdeu a data da vacina porque estava com diagnóstico de Covid-19, precisou viajar a trabalho ou porque havia tomado a vacina contra a gripe, não é necessário aguardar a repescagem.
“É só pegar o comprovante do agendamento e comparecer em um dos pontos de vacinação”, garantiu a secretária adjunta.
“Dia D” de multivacinação
Neste sábado (24/07), a Prefeitura de Fortaleza realiza o “Dia D” de multivacinação em 111 postos de saúde, atendendo das 8h às 16h30 com aplicação de 17 imunizantes, incluindo a vacina da gripe. Pessoas de todas as idades podem comparecer.
A iniciativa tem por objetivo convocar a população para manter o calendário vacinal atualizado, evitando o reaparecimento de doenças que já haviam sido erradicadas graças à vacinação.
“Não podemos esquecer das vacinas de rotina, são vacinas que previnem doenças e protegem toda a nossa população desde o nascimento até a fase adulta e também idosos. É muito importante que toda a população esteja com sua situação vacinal em dia”, ressaltou a coordenadora de imunização, Vanessa Soldateli.
Entre os imunizantes, há doses contra pneumonia, paralisia infantil, sarampo, meningite, hepatite B e pentavalente, por exemplo.
Quem não tem cadastro no posto de saúde deve levar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência. Quem já tiver se cadastrado deve apresentar o cartão de vacina.
Para quem não lembra se está com o calendário atualizado, a recomendação da SMS é procurar o posto de saúde para que a situação seja avaliada pelos profissionais.