Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
O Distrito Federal começou a vacinar pessoas com 49 anos a partir de hoje. A vacinação contra a Covid-19 começou no dia 19 de janeiro e o DF já recebeu 1.455.070 doses de imunizantes.

Em Fortaleza, 1.932.151 pessoas receberam, no mínimo, uma dose da vacina contra a Covid-19 na Capital. Dessas, 1.033.506 eceberam as duas doses e 27.312, a dose única. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nesta sexta-feira (17/09)

Mais de 28 mil pessoas estão agendadas para primeira e segunda doses nesta sexta-feira. “Estamos, hoje, com reagendamentos de pessoas de 30 a 18 anos e adolescentes de 12 a 18 anos”, afirmou Ana Estela Leite, secretária da Saúde.

Segunda dose

Caso a pessoa tenha perdido a data de agendamento da segunda dose, pode procurar os pontos de vacinação ativos para receber o reforço da vacina de acordo com a marca aplicada.

O Centro de Eventos disponibiliza as três marcas de vacina para D2. Além dele, os quatro Cucas aplicam o reforço da CoronaVac e os shoppings (Riomar Fortaleza, Riomar Kennedy e Iguatemi) aplicam a marca AstraZeneca.

Vacinação em adolescentes

Na quinta-feira (16/09), o Ministério da Saúde recomendou a suspensão da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos que não apresentassem comorbidade.

Fortaleza, até essa data, já havia vacinado 137.669 adolescentes de 12 a 17 anos, o que representa 73% dos cadastrados no Saúde Digital e 47% da população estimada desta faixa etária no município. Não foi registrado nenhum efeito adverso grave ou moderado em nenhum dos vacinados desse público.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), por meio da Comissão Intergestores Bipartide (CIB), que se reuniu na quinta-feira, decidiu dar continuidade à vacinação em adolescentes com ou sem comorbidades.

Repescagem

Conforme o calendário de repescagem das pessoas de 39 a 30 anos que perderam a data original da vacina e a segunda chamada, a SMS está vacinando, nesta sexta-feira, aquelas com 33 anos. Confira o calendário:

33 anos: 17/09 (sexta-feira)
32 anos: 20/09 (segunda-feira)
31 anos: 21/09 (terça-feira)
30 anos: 22/09 (quarta-feira)

Para esse público, a vacina é oferecida no Sesi Parangaba, no RioMar Fortaleza e nos quatro Cucas da Capital (Mondubim, Barra do Ceará, Jangurussu e José Walter).

Nos mesmos locais, ocorre o atendimento de pessoas entre 40 e 59 anos que ainda não tomaram a primeira dose. O público dessa faixa etária não precisa aguardar o agendamento, é necessário apenas estar cadastrado no Saúde Digital e ser residente em Fortaleza.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp