Dando continuidade às ações estratégicas para ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção à população, a Prefeitura de Fortaleza permanece realizando mutirões de vacinação contra covid-19, incluindo as vacinas de rotina e influenza. Serão 14 postos de saúde abertos nesta sábado (16), das 8h às 16h30, para aplicação dos imunobiológicos.
No domingo (17), a população pode buscar o posto de saúde Matos Dourado (Edson Queiroz) e o posto Irmã Hercilia (São João do Tauape), das 8h às 16h30. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Os postos que estarão em funcionamento no mutirão estão estrategicamente distribuídos pela cidade, atendendo todas as seis coordenadorias regionais de saúde da Capital. Além disso, o atendimento ocorre mediante a capacidade máxima de cada equipamento.
Onde se vacinar (16/12):
- REGIONAL DE SAÚDE I
Posto de Saúde Virgílio Távora (Av. Monsenhor Hélio Campos, s/n – Cristo Redentor)
Posto de Saúde Lineu Juca (Rua Vila Velha, 101 – Barra do Ceará) - REGIONAL DE SAÚDE II
Posto de Saúde Aída Santos (Rua Trajano de Medeiros, 813 – Vicente Pinzón)
Posto de Saúde Irmã Hercília (Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauape) - REGIONAL DE SAÚDE III
Posto de Saúde Hermínia Leitão (Rua General Couto, 470 – Quintinho Cunha )
Posto de Saúde Waldemar de Alcântara (Rua Silveira Filho, 903 – Jóquei Clube) - REGIONAL DE SAÚDE IV
Posto de Saúde Dom Aloísio Lorscheider (Rua Betel, 1895 – Itaperi)
Posto de Saúde Turbay Barreira (Rua Gonçalo Souto, 420 – Vila União) - REGIONAL DE SAÚDE V
Posto de Saúde João Machado dos Santos (Travessa João Henrique, 82 – Planalto Ayrton Senna)
Posto de Saúde João Elisio (Rua Juvêncio Sales, s/n – Aracapé)
Posto de Saúde Abner Cavalcante (Rua Joana Batista, 471 – Bom Jardim) - REGIONAL DE SAÚDE VI
Posto de Saúde Mattos Dourados (Rua Des. Floriano Benevides Magalhães, 391 – Edson Queiroz)
Posto de Saúde Pompeu Vasconcelos (Rua 05, s/n – Conj. J. Paulo II – Barroso)
Posto de Saúde Waldo Pessoa (Rua Cap. Hugo Bezerra, 75 – Barroso)
No domingo (17), a população pode buscar o posto de saúde Matos Dourado (Rua Des. Floriano Benevides Magalhães, 391 – Edson Queiroz) e o posto Irmã Hercilia (Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauape), das 8h às 16h30.
Balanço mutirões
Fortaleza já realizou dois mutirões de vacinação neste mês. O primeiro foi no dia 2 de dezembro, com 7.439 aplicações de vacina, sendo 3.484 contra covid-19 (incluindo 2.831 da vacina bivalente), 2.749 contra influenza e 1.206 vacinas de rotina.
No último sábado (09), foram 7.646 doses aplicadas, dessas 4.404 foram doses contra covid-19 (incluindo 3.864 da vacina bivalente), 1.876 contra influenza e 1.366 vacinas de rotina.
Desde o início da vacinação contra covid-19, 7.730.970 doses monovalentes foram aplicadas, além de 472.480 doses da vacina bivalente. Atualmente, Fortaleza tem 23% de cobertura do esquema da vacina bivalente.
Ampliação da vacinação bivalente
A Prefeitura de Fortaleza ampliou na última semana a aplicação da vacina bivalente contra covid-19 para dois públicos:
- Dose de reforço para idosos e imunocomprometidos acima de 12 anos, conforme determinação do Ministério da Saúde.
O objetivo dessas ampliações é vacinar o maior número possível de pessoas, oferecendo a proteção necessária contra a variante original do vírus causador da covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a ômicron.
Esquema vacinal
- 1ª dose: crianças a partir de 6 meses;
- 2ª dose: conferir no cartão de vacinação o prazo definido para sua aplicação;
- 3ª dose: crianças a partir de 6 meses, crianças de 3 e 4 anos que receberam CoronaVac no esquema primário, crianças de 5 a 11 anos e pessoas acima de 12 anos que receberam a segunda dose há quatro meses;
- 4ª dose: pessoas acima de 18 anos que receberam a terceira dose há quatro meses;
- Bivalente: fortalezenses acima de 18 anos, que tenham tomado, pelo menos, primeira e segunda dose da vacina contra a covid-1, há pelo menos quatro meses, e imunossuprimidos/pessoas com comorbidade de 12 anos a 17 anos, 11 meses, 29 dias;
- 2ª dose bivalente: fortalezenses acima de 60 anos e imunossuprimidos acima de 12 anos que tenham tomado a dose bivalente há pelo menos seis meses.
Documentos necessários
Adultos e adolescentes: documentos originais de identidade (com foto), CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência atualizado. No caso de segunda dose, levar também o cartão de vacinação. Os adolescentes que não possuem RG poderão levar a certidão de nascimento junto a um documento com foto, que pode ser o bilhete único ou a carteira estudantil.
Crianças: apresentar o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e documento oficial de identificação da criança que pode ser a certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte. Também será necessário apresentar comprovante de residência atualizado e um documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação.
Síndrome gripal
Pessoas com covid-19 só devem receber a vacina 30 dias após o início dos sintomas ou do resultado positivo em casos de assintomáticos.
Em casos negativos para o coronavírus, mas com quadro de síndrome gripal e com sintomas leves, tais como: coriza, espirros ou tosse não há contra indicação. Em caso de febre, o recebimento da vacina deve ocorrer 48h após o desaparecimento do sintoma.