Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Em Fortaleza, 1.258.248 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, dentre as quais, 400.565 também receberam a segunda dose. Os números da campanha de vacinação foram atualizados na manhã desta sexta-feira (09) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Nesta fase da campanha em que as vacinas são aplicadas por ordem de idade, 567.826 fortalezenses já foram vacinados. A Prefeitura de Fortaleza cumpriu todo o agendamento de primeiras doses até esta quinta-feira (08), encerrando o lote disponível da vacina. Com isso, a SMS está aplicando somente segundas doses nesta sexta-feira (09).

A Prefeitura aguarda novas remessas da vacina para retomar o agendamento da população, informou a secretária adjunta da Saúde, Aline Gouveia.

Processo administrativo

Diante da repercussão do caso envolvendo a influencer digital Thyane Dantas, que recebeu a vacina contra a Covid-19 em Fortaleza nesta quinta-feira (08), porém, sem constar o nome nas listas da Prefeitura, a SMS informou que foi instaurado um processo administrativo para apuração do fato e de possíveis responsáveis.

O caso levantou dúvidas sobre a aplicação da chamada “xepa” da vacina ou “doses de sangria”, ou seja, doses remanescentes de frascos da vacina utilizados durante o dia.

“As equipes da SMS realizam estratégias no decorrer do dia para que esse número seja mínino ou até mesmo não exista, uma vez que, hoje, operacionalizamos a campanha com quatro marcas de laboratórios de vacinas. Um deles, cuja marca recebemos o maior quantitativo de doses, já autoriza utilizar no dia seguinte caso sobre vacinas, como já ocorre na maior parte do mundo”, explicou Aline Gouveia.

A secretária adjunta acrescentou que as equipes da Saúde estão instruídas a fazer busca ativa no local de vacinação caso tenham sobras da vacina. A orientação é para procurar pessoas que façam parte do público-alvo da fase atual da campanha, priorizando aquelas de maior idade.

No entanto, reforçou Aline Gouveia, o Município “quase não tem ou nem tem doses remanescentes ao final do dia”.

Nesta quinta-feira (08), data do ocorrido envolvendo a influencer digital, as atividades da campanha de vacinação foram finalizadas às 17h. Thyane Dantas foi vacinada durante a manhã.

“Com isso, não há possibilidade de ter havido doses remanescentes ou doses de xepa no período da manhã”, frisou Gouveia.

Vacina contra a Gripe

Neste fim de semana, sábado e domingo (10 e 11), os postos de saúde Paulo Marcelo, no Centro, e Messejana, no bairro homônimo, vão funcionar de 8h às 16h30 para aplicação da vacina contra a gripe.

A vacinação contra a gripe está aberta ao público geral a partir dos seis meses de idade.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp