O prefeito José Sarto assinou, nesta quarta-feira (31), contrato para realização de mais 1.764 exames de imagem por mês, voltados para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa, gerida por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), visa ampliar a oferta de diagnóstico por imagem na Capital, beneficiando diversos fortalezenses de forma imediata.
De acordo com o prefeito, a iniciativa tem por objetivo normalizar a oferta de exames de maior complexidade, atendendo uma demanda que estava reprimida por conta da pandemia de Covid-19.
“Com a realização desse convênio, nós iremos atender a população com tecnologia de ponta, oferecendo exames de ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada e Pet-Scan (Pet-CT), um exame que pode detectar lesões pequeníssimas, levando a um diagnóstico muito precoce de câncer e ampliando as chances de cura”, informou Sarto.
O contrato foi firmado com a clínica Omnimagem. A iniciativa prevê a realização mensal de 1.001 exames de mamografia, 300 ultrassonografias, 290 ressonâncias, 123 cintilografias e 15 tomografias e 35 Pet-Scan (Pet-CT). O investimento mensal será de cerca de R$ 248 mil.
Galeno Taumaturgo, secretário da Saúde municipal (SMS), pontuou que, com a assinatura do contrato, a gestão do prefeito José Sarto está trabalhando nas duas pontas: atendendo de forma mais qualificada os diagnósticos de maior complexidade, e requalificando a estrutura da atenção primária.
“A saúde é uma prioridade na gestão do prefeito José Sarto. A iniciativa de hoje é um avanço grande, que vai amenizar a situação de quem está na fila de espera para a realização desses exames mais complexos. Além disso, também temos feito um grande pacote de investimentos na atenção primária, com a construção de novos postos e requalificação de toda a rede de atenção básica”, comentou o secretário.
Participaram da cerimônia de assinatura, além do prefeito Sarto e do secretário Galeno Taumaturgo, os vereadores Gardel Rolim, Juninho Aquino e Nega do Henrique Jorge. Também participou o secretário Fábio Rubens.
Acesso aos exames
Após consulta e avaliação, seja no posto de saúde ou na rede especializada, de acordo com a prescrição médica, o paciente é encaminhado para a realização dos exames e cadastrado na Central de Regulação. Após a regulação, o usuário aguarda o agendamento do seu procedimento.
A Rede Municipal de Saúde oferta exames em sua rede própria, onde os postos ofertam procedimentos de rotina e laboratoriais, e as quatro Policlínicas realizam diagnósticos por imagem. Além disso, as unidades contratualizadas reforçam a rede.
Entre os anos de 2021 e 2022, a Prefeitura de Fortaleza ofertou e agendou para seus usuários mais de 545 mil exames de diagnóstico entre mamografias, ultrassonografias, ressonâncias, cintilografias, PET-CT e tomografias. Dentre estes, se destacam as ultrassonografias (foram 236.843) e as tomografias (210.508).