Servidor da Fiocruz prepara vacina de Oxford/AstraZeneca para a primeira aplicação no Brasil.

A secretária municipal de saúde, Ana Estela Leite informou, através de transmissão ao vivo nas redes socias nesta segunda (14), que a população com a segunda dose da Astrazeneca em atraso pode procurar qualquer um dos 53 pontos de vacinação disponíveis em Fortaleza para receber o imunizante contra a Covid-19.

Segundo a gestora, tanto aqueles que perderam a data de se imunizar como os que estão com o prazo vencido no cartão de vacinação podem receber o imunizante sem o agendamento. Basta comparecer à unidade mais próxima da sua residência com o cartão da vacinação e documento com foto para receber a segunda dose da vacina.

Já no caso das pessoas que perderam a segunda dose da Coronavac, a secretária afirmou que no próximo domingo, 20, será realizada uma “repescagem” no Castelão para aplicar o reforço. No dia, será preciso levar o cartão de vacinação, documento de identidade e documento que comprove a situação, em caso de comorbidades ou prioridade.

De acordo com Ana, a partir desta semana será agendado um número maior de pessoas para receber a segunda dose dos imunizantes contra a doença. Até o domingo, 13, foram aplicadas 1.124.836 doses em Fortaleza, sendo 791.835 fortalezenses que receberam a primeira dose da vacina. E 333.001 pessoas com as duas doses necessárias.

A secretária também fez um balanço da vacinação da população em geral e destacou que somente no último final de semana mais de 40 mil pessoas foram vacinadas. A vacinação deste público teve início no dia 6 de junho e até o momento já contemplou 111.750 com a primeira dose do imunizante.

A vacinação da população em geral segue por ordem de idade. Grávidas e puérperas também estão na lista.

No dia é obrigatório apresentar documento de identidade original com foto, cartão nacional de saúde (CNS), CPF e comprovante de endereço no município de Fortaleza. A prefeitura já divulgou listas de agendamento até 21 de junho. Confira as listas da população agendada em Fortaleza.

(*) Com informações Câmara Municipal de Fortaleza