Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Fórum Clóvis Beviláqua emitiu, em 2015 e 2016, 139.871 certidões cíveis e de antecedentes criminais. Os dados foram repassados pela Seção de Certidões, do Departamento de Atividades Judiciais da Comarca de Fortaleza.

O chefe do Serviço de Atividades Judiciais, Landolfo de Sousa Xavier, explica que o número elevado se deve à abrangência do setor. Além da busca de dados sobre processos em tramitação na Capital, são atendidas solicitações de varas do Interior, de tribunais de outros estados e da Defensoria Pública. Ele destaca a rapidez na emissão dos documentos como a principal vantagem observada no período.

As certidões cíveis são solicitadas para dar entrada em processos de compra e venda de imóveis, inscrição de concursos públicos e participação em licitações, por exemplo. Podem ser requeridas por qualquer pessoa, exceto quando os processos estão em segredo de Justiça. Nesse caso, só partes, advogados e procuradores podem fazer o pedido.

Já as criminais são solicitadas pela própria pessoas ou por parentes, tutores/curadores ou advogados/procuradores. Elas servem para fins diversos, como emprego ou concurso público, naturalização, registro de candidatura, porte de arma ou instrução processual. Podem incluir somente condenação, como nos casos de emprego e concurso, ou também ações penais e inquéritos (para instrução processual).

Os interessados devem procurar a Seção de Certidões do Fórum, portando cópia legível do documento de identificação com nome e filiação (certidão criminal) e do CPF ou do CNPJ (certidão cível, para pessoa física ou jurídica, respectivamente). As certidões criminais são gratuitas. Já as cíveis custam R$ 31,32, exceto às relativas à prática forense.

Já a certidão negativa de antecedentes criminais do tipo “nada consta” pode ser retirada no site do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), no endereço www4.tjce.jus.br/siscertidao.

SERVIÇO

Seção de Certidões do Departamento de Atividades Judiciais de Fortaleza
Local: Fórum Clóvis Beviláqua – av. Desembargador Floriano Benevides Magalhães,220, Edson Queiroz.
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Telefone: 3492.8122
Certidão online
Site: www4.tjce.jus.br/siscertidao

Com informação da A.I