Uma frase do Governador Camilo Santana (PT), durante a solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, pode ter um significado bem mais amplo para quem acompanha os bastidores políticos do Ceará. Entre o enigma e a interpretação das palavras de Camilo, surge a leitura sobre o desenho das articulações do PDT na corrida ao Palácio da Abolição. Já o presidenciável Ciro Gomes, em uma live na noite dessa terça-feira, também, deixou um recado: ‘’A primeira governadora mulher do Ceará está aí”, afirmou Ciro, dirigindo-se a vice-governadora Izolda Cela.
Camilo disse, sem meias palavras, que Izolda será a primeira mulher governadora efetiva do Estado. “Temos aqui a Izolda, a primeira mulher vice-governadora do Estado do Ceará e vai ser a primeira mulher governadora efetiva do estado do Ceará, se Deus quiser”, disse Camilo, que se prepara para deixar o cargo e, após o dia 2 de abril, entrar na condição de pré-candidato ao Senado. Izolda cumprirá um mandato de 9 meses, uma interinidade entre o final da administração Camilo e o início do novo ciclo no Palácio da Abolição, que começará no dia primeiro de janeiro de 2023.
Com altas taxas de aprovação administrativa, Camilo será o principal cabo eleitoral da aliança PDT-PT na corrida ao Palácio da Abolição. Ao longo dos quase oito anos de mandatos, Camilo Santana percorreu todos os 184 Municípios para pedir votos, para simples visitas e, também, para inaugurar obras e anunciar projetos do Governo do Estado. A seqüência de visitas aos municípios, principalmente, nos últimos 12 meses, sempre teve a companhia da vice-governadora Izolda Cela.
A análise sobre o movimento a caminho das eleições de 2022 está no Bate Papo Político, no Jornal Alerta Geral, com a participação do jornalista Beto Almeida. O Jornal Alerta Geral é gerado pela Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão pelas redes sociais do @cearaagora e por mais de 20 emissoras de rádio do Interior do Estado.
PRÉ-CANDIDATOS
O PDT tem como pré-candidatos ao Governo do Estado, além da vice-governadora Izolda Cela, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o Presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, e o deputado federal Mauro Filho. Sem áreas de atritos, Izolda terá, a partir de abril, a maior visibilidade entre todos os pré-candidatos e poderá ocupar espaços que a torne o nome mais viável para puxar a chapa do PDT.
Roberto tem boa imagem na Região Metropolitana de Fortaleza, mas enfrenta duras resistências no PT, principalmente, dos grupos liderados pela deputada federal Luizianne Lins e pelo deputado federal José Airton Cirilo. A rejeição se estende, também, ao MDB.
Evandro, embora se coloque na condição de pré-candidato, já cumpre outro papel, que é articular a ampliação da base de candidatos à Assembleia Legislativa dos partidos aliados ao Palácio da Abolição. Evandro sonha com mais um mandato na Presidência do Legislativo se, nas eleições de 2022, o PDT sair vitorioso ao Governo do Estado. O deputado federal Mauro Filho já ouviu a recomendação para cuidar da reeleição e da eleição do filho Davi à Assembleia Legislativa.