Circulam nas redes sociais e aplicativos de mensagens, links e informações que prometem consultar e até sacar, via pix, valores disponíveis em bancos. O Banco Central lançou uma ferramenta que permite o resgate de valores esquecidos em instituições financeiras. No entanto, por excesso de acessos que fez o site cair, o BC tirou a página do ar, reformulou e, somente a partir do dia 14, a população poderá voltar a realizar consultas. 

O golpe funciona da seguinte maneira: Usando elementos visuais e termos como “registrato” no nome do domínio, golpistas aproveitam a tendência de interesse pelo tema para tentar atrair usuários para sites falsos, que podem infectar o seu dispositivo com um vírus, malwares, roubar dados e até convencer a vítima a enviar dinheiro. Parte da mensagem que leva para o site falso diz: “Consulte agora se você tem algum valor a receber! Saque instântaneo via PIX”.

A plataforma Site Confiável, que ajuda consumidores a verificarem páginas para evitarem golpes, identificou uma tendência nas buscas por sites que contenham o termo “registrato” nos últimos 30 dias. Foram 2.367 buscas que levam a pelo menos 6 sites diferentes, mas que usam as mesmas táticas para aplicarem os golpes. Especialistas da área tecnológica orientam que aqueles que receberem links suspeitos, não cliquem e nem forneçam seus dados em sites desconhecidos. Caso queira buscar informações, estas devem ser obtidas em sites oficiais das instituições.