Manifestação na Avenida da Universidade (Foto: Reprodução)

Convocada em todo o Estado do Ceará, greve geral desta sexta-feira (14) têm fortes impactos na capital. A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), os sindicatos municipais filiados e demais movimentos sociais organizados estão nas ruas em protesto a reforma da Previdência. 

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro), os ônibus não devem mais ser paralisados nesta sexta-feira (14).

“Estamos indo para a concentração na Praça da Bandeira. Para participar do ato, da caminhada. Nenhum ônibus vai ser mais paralisado”, disse Domingos Neto, presidente do sindicato.

Em Fortaleza, manifestantes bloqueiam o cruzamento da Avenida da Universidade com Treze de Maio, no entanto, o Batalhão de Choque da Polícia Militar tenta manter o fluxo na normalidade. Trabalhadores também estão se reunindo na Praça da Bandeira, ponto central da greve.

Manifestação em Fortaleza (Foto: Reprodução)

Diversos veículos do transporte coletivo foram estacionados no cruzamento próximo ao Centro de Humanidades da Universidade Federal e em seguida tiveram seus pneus esvaziados, levando os passageiros a descerem e procurarem outras formas de completar seu trajeto como aplicativos de transporte e mototáxi. 

Um reboque foi levado ao local para retirar os ônibus que impedem a fluídez do tráfego no trecho citado. Além disso, os pneus esvaziados também estão sendo trocados, tudo é realizado com a fiscalização da Autarquia Municipal de Trânsito e o auxílio da Polícia Militar. 

Nos demais pontos de embarque da cidade, como paradas e terminais, o fluxo é normal, a frota segue a determinação do Sindiônibus que havia garantido a normalidade nos transportes, apesar de que o Sindicato dos motoristas e cobradores tenha assegurado que os trabalhadores iriam aderir ao movimento da greve geral.

Pneus esvaziados (Foto: Reprodução)

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR) informou em nota que as linhas de ônibus devem operar normalmente durante todo dia. Contudo, podem ocorrer desvios nas rotas ou paralisações momentâneas no trajeto das linhas que trafegam em direção ao centro da capital

São Gonçalo do Amarante

No município de São Gonçalo, Região Metropolitana de Fortaleza, funcionários fazem manifestação na entrada do porto do Pecém.

São Gonçalo (Foto: Reprodução)

Juazeiro do Norte

Manifestantes contra a reforma da previdência se reúnem no centro de Juzazeiro, na rua São Pedro. Setor da educação adere majoritariamente a greve, transporte não para.

Mobilizações em Juazeiro do Norte (Foto: Reprodução)

Canindé

Em Canindé/CE, na BR 020, km 309, em 14/06/2019 08:55, ocorre uma interdição total por cerca de 250 manifestantes em apoio às manifestações programadas para hoje contra a Reforma da Previdência. PRF no local. No momento manifestação ocorre de forma pacifica.

Servidores bloqueiam rodovia em Canindé (Foto: Reprodução)

O assunto foi destaque no Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior), pelo correspondente, Sátiro Salles. Confira: