O Ceará voltou a registrar chuvas em mais de 100 municípios pelo 2º dia consecutivo, conforme balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)

Dados preliminares apontam que precipitações foram registradas em, pelo menos, 123 municípios no intervalo entre as 7h desta terça (16) e quarta-feira (17). Os maiores acumulados foram em:

-Massapê (Posto Tangente): 98,2 mm

-Tururu (Posto Sede): 92 mm

-Tururu (Posto Melancias): 90 mm

-Crateús (Posto Irapuã): 82,4 mm

-Morada Nova (Posto Lagoa da Serra): 82 mm

Entre segunda (15) e ontem, a Funceme registrou chuvas em 142 municípios, com o posto Santa Terezinha, em Crateús, apresentando o maior acumulado do ano: 200 milímetros.

Previsão

Em análise do cenário meteorológico realizada na manhã de hoje, a Funceme reforça cenário favorável para chuvas, principalmente nas macrorregiões do Litoral Norte e Ibiapaba, além da porção sul do Sertão Central e Inhamuns. Nas demais regiões, espera-se precipitações mais isoladas, passageiras e de intensidade variando entre fraca e moderada.

A redução na expectativa de chuvas mais abrangentes no Estado se dá pelo afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do norte do Ceará em direção ao Maranhão.

Para amanhã, reforçando a tendência indicada no começo da semana, o cenário para o Ceará já passa a ser mais estável, o que reduz ainda mais as condições para precipitações. A previsão indicada neste momento é de chuvas isoladas no noroeste e, nas demais, apenas possibilidade.

(*) Com informações da Funceme