O cronograma de envio de lotes da vacina Sputinik V – aprovado pela Anvisa – deve ser divulgado nesta semana pelo Fundo Russo, responsável pelas negociações do imunizante. Ao todo,  o Ceará deve receber 198 mil doses do imunizante contra a Covid-19. A previsão é de que elas cheguem ao Estado ainda no início deste mês, segundo informou o governador Camilo Santana (PT) no dia 24 de junho.

Por meio do Consórcio Nordeste, o Ceará adquiriu 5,87 milhões de doses da vacina produzida pelo Centro Gamaleya, na Rússia. Ao todo, o Consórcio contratou 37 milhões de doses, mas, em aprovação excepcional, a Anvisa autorizou a importação de apenas 928 mil delas. A autorização foi dada no dia 4 de junho, com restrições e em quantidade limitada.

A quantidade permitida de doses corresponde ao necessário para vacinação de 1% da população de cada um dos estados que adquiriram o imunizante.

A importação da Sputinik V só foi permitida após a Anvisa estabelecer que somente fossem trazidas vacinas de fábricas inspecionadas pela agência brasileira na Rússia e que cada lote seja obrigatoriamente analisado, comprovando-se a ausência de vírus replicantes e outras características de qualidade. Além disso, eventos adversos graves devem ser notificados em até 24 horas. .