O Fundo de Investimento Russo afirmou nesta terça-feira (27) que os comentários da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a vacina Sputnik V estão incorretos.
Em uma publicação no Twitter, o fundo alegou que a decisão da agência brasileira em não aprovar a importação do imunizante foi motivada por razões políticas e não tem nada a ver com acesso à informação ou ciência.A postagem diz, ainda, que o Departamento de Saúde dos Estados Unidos persuadiu o Brasil a rejeitar a vacina Sputnik V contra a Covid-19 e que o povo brasileiro aguarda a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Importação negada
A importação foi rejeitada por 5 votos a 0. Todos os diretores seguiram o voto do relator, o diretor Alex Campos Machado, e das áreas técnicas da agência.
As principais gerências consultadas, a de Medicamentos e Produtos Biológicos, a de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária e a de Inspeção e Fiscalização Sanitária recomendaram aos diretores que rejeitassem o pedido de importação.
Durante sessão da Comissão Externa de enfrentamento à Covid-19 em funcionamento na Câmara, o gerente-geral Gustavo Mendes ressaltou, nesta terça-feira (27), que a decisão da agência foi técnica.
“Nosso corpo técnico não está embasado de forma alguma em questões políticas ou questões, internacionais ou outras questões que não sejam a ciência. O nosso foco é ciência. Nossas análises são baseadas nos procedimentos regulatórios internacionais.”
(*) Com informações CNN