Um dos pontos mais polêmicos da reforma eleitoral, que a instituição do voto impresso, volta ao debate, nesta quinta-feira (05). A Comissão Especial da Câmara Federal responsável pela análise da proposta de emenda à Constituição (PEC) que disciplina a implantação do voto impresso definirá se aceita ou não o texto substitutivo à matéria elaborado pelo deputado Filipe Barros (PSL-PR). Filipe é o relator da PEC. O ambiente é desfavorável ao texto do relator, como antecipa, no Jornal Alerta Geral, o repórter Sátiro Sales.
Os deputados federais tentam, também, acelerar outras mudanças nas regras das eleições de 2022, com a implantação do voto ‘distritão’ – modelo pelo qual somente os mais votados às Assembleias Legislativas e Câmara Federal terão eleição garantida.
O projeto altera, ainda, normas de fiscalização, abrindo as portas para afrouxamento da punição a quem cometer crimes eleitorais. Durante o Bate Papo Político, o jornalista Beto Almeida classifica a proposta como verdadeiro retrocesso.
Confira na íntegra a participação do correspondente do Jornal Alerta Geral, Sátiro Salles