O presidente da Executiva Regional do União Brasil, Capitão Wagner, ainda não definiu o futuro político para 2026, revela que vem conversando com o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e trabalha o fortalecimento da oposição.
Wagner defende que a oposição esteja unida no primeiro turno de 2026 na disputa ao Governo do Estado e ao Senado e com boas chances de ampliar o número de reputados federais. A construção dessa unidade, segundo ele, pode evitar os erros de 2024.
CANDIDATURA MAJORITÁRIA
Ao falar sobre o União Brasil, Wagner admite compor uma chapa majoritária, podendo ser candidato ao Governo, a vice-governador ou a senador. Ele disse que a esposa, deputada federal Dayany, deve concorrer à reeleição, mas é um nome que o União Brasil conta, também, para a chapa majoritária em 2026.
‘’A gente está trabalhando para que o partido chegue forte em 2026, podendo compor uma chapa majoritária ou podendo compor uma chapa proporcional que tem resultado semelhante ao que a gente teve em 2022’’, afirma Wagner, ao lembrar que, em 2022, a legenda elegeu quatro deputados estaduais e quatro deputados federais.
Deputado federal mais votado em 2018, quando recebeu 303.593 votos, Wagner disputou as últimas três eleições majoritárias – 2020 (Prefeitura de Fortaleza), 2022 (Governo do Estado) e 2024 (Prefeitura de Fortaleza) e, nesse momento, começa a trabalhar o fortalecimento do União Brasil para as eleições de 2026.
UNIÃO BRASIL X JÚNIOR MANO
Com esse trabalho, segundo ele, a ideia é manter ou ampliar a atual bancada federal, que tem quatro representantes em Brasília – Danilo Forte, Moses Rodrigues, Dayany Bitencourt e Fernanda Pessoa. Wagner, nesse cenário, fala sobre as articulações que o deputado federal Júnior Mano fez para desembarcar no União Brasil.
A filiação não se consolidou porque Júnior Mano queria o controle estadual do partido e, por decisão da cúpula nacional, a legenda continuou nas mãos de Wagner.
‘’A situação quanto ao comando do partido está resolvida porque eu fui eleito para o Diretório até 2027, então, a eleição que está por vir, a de 2026, ainda será comandada pela nossa gestão’’, comentou Wagner, ao dizer que o partido está aberto para receber a filiação do próprio Júnior Mano.
LEIA MAIS