Empresas de energia elétrica do Brasil monitoram o consumo de energia elétrica em casos com suspeita de uso indevido, principalmente, quando a conta é bem inferior à quantidade de quilowatts que está sendo registrado em determinado endereço. Há, porém, situações inusitadas que chamam a atenção, mas, dessa vez, bem distante do Brasil: um morador da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu que pagava a conta de luz do vizinho há 18 anos.

De acordo com o relato, Ken Wilson notou que algo estava errado em sua tarifa e encontrou o problema ao entrar em contato com a companhia de fornecimento de energia. Ele acabou descobrindo um ‘gato’ às avessa na rede elétrica.


“Eu venho tentando economizar luz e reduzir meus custos porque estava ficando muito caro. Sempre que saía para verificar o relógio, eu não podia acreditar”, disse Wilson para a emissora 13 News, ao relatar o pedido de avaliação do consumo para reduzir a conta.


Ken Wilson decidiu instalar um aparelho para medir o gasto de energia em seus eletrodomésticos. O preço, porém, não batia com o uso diário em sua casa. “Pensei que havia uma fuga de energia ou que alguém estava roubando a minha. Até achei que o relógio estava com defeito”, declarou Ken.