Os avanços da Inteligência Artificial (IA) têm sido um dos temas mais discutidos deste ano de 2023, e muito se tem falado sobre a ameaça que essas tecnologias podem representar. Uma grande preocupação diz respeito à substituição de mão de obra em várias profissões, ocasionando desemprego e até problemas sociais – afinal, em larga escala, esse quadro pode afetar a geração de renda e a sobrevivência das famílias.
Porém, há um lado dessa questão que também deve ser visto com atenção, sendo ele extremamente positivo: estamos falando da absorção de profissionais de tecnologia, especialmente jovens em processo de profissionalização, seja em faculdades ou instituições de perfil técnico, como os Institutos Federais. Além deles estarem recebendo a preparação formal para atuar em diversas frentes da tecnologia, como por exemplo TIs ou consultores comerciais de empresas do setor, estes jovens pertencem à geração Z, que nasceram a partir de 1997.
Nativos digitais: sintonia total com a IA
Os jovens da geração Z são nativos digitais, ou seja, convivem com o universo da internet, mídias sociais e recursos tecnológicos desde o nascimento. Além disso, são multifocais e aprendem de várias maneiras, usando múltiplas fontes e objetos de aprendizagem. Costumam acompanhar os acontecimentos em tempo real, comunicam-se intensamente por meios digitais e estão sempre online.
Tudo isso faz com que eles sejam naturalmente qualificados para atuar profissionalmente com desenvoltura e em total conexão com os avanços, incluindo a própria Inteligência Artificial. Seja por meio de hardwares ou softwares, a IA vem sendo absorvida com rapidez pelas empresas, necessitando de profissionais preparados para transformá-la em ferramentas de trabalho.
Tecnovetti: uma empresa com o DNA da evolução
Empresa de locação de tecnologias com 39 anos de atuação no Ceará e em outros estados, a Tecnovetti é um exemplo concreto desse processo. Contando hoje com aproximadamente 100 colaboradores, a maioria deles em funções diretamente relacionadas à tecnologia, a empresa experimenta uma absorção constante de novos funcionários, numa média de 10% de crescimento anual do quadro de profissionais.
Nos últimos 3 anos, os novos colaboradores contratados vêm se alinhando de maneira crescente ao perfil citado, sendo que atualmente eles compõem cerca de 20% do total de funcionários da Tecnovetti. Cabe, inclusive, ressaltar que essa fase coincide com a pandemia, período em que a Tecnovetti não parou um dia sequer, adotando rigorosamente todos os protocolos de segurança, adaptando-se para manter o atendimento aos clientes, ampliando o portfólio de produtos e inclusive crescendo no período.
A Tecnovetti foi fundada em 1986 pelo empresário Otacílio Loiola, que começou sua carreira como vendedor da Olivetti, uma das marcas que na época liderava mundialmente o comércio de máquinas de escrever, chegando a gerente regional da empresa. O CEO trouxe a experiência com a multinacional para o seu negócio, que começou também no segmento de máquinas de escrever, porém sempre buscando se antecipar às transformações e tendências. Com essa mentalidade, a Tecnovetti evoluiu na vanguarda das inovações, absorvendo nos anos 1990 a locação de impressoras e tornando-se uma empresa líder do setor em nível nacional, comercializando e representando marcas globais do segmento.
A evolução não parou, e hoje a Tecnovetti opera com um porfólio diversificado de computadores, telas interativas, scanners, celulares e softwares empresariais – além das impressoras, no qual a empresa mantém sua posição de destaque, atendendo inclusive demandas específicas, como impressoras fiscais e de pulseiras e outros itens de identificação hospitalar. A Tecnovetti trabalha com marcas mundiais consagradas, com isso oferecendo aos seus clientes as tecnologias mais avançadas e inovadoras.
Conexão perfeita: IA e evolução dos negócios
A Tecnovetti é um exemplo concreto do potencial positivo da Inteligência Artificial na geração de empregos, especialmente para jovens em processo de profissionalização. “Esses jovens talentos estão prontos para transformar a IA em ferramentas de trabalho e acompanhar os avanços tecnológicos em total conexão”, diz Lívia Galvão, Gestora de Marketing da Tecnovetti. A Tecnovetti, ao adotar uma abordagem inovadora e expandir constantemente seu quadro de profissionais, destaca-se como uma empresa visionária, impulsionando o setor e contribuindo para a geração de empregos em geral, com ênfase na inclusão dos jovens nessa revolução tecnológica.