A Prefeitura de Fortaleza realiza, dos dias 28 a 30 de junho, a partir das 17h, o melhor São João de capitais do Brasil, com atrações nacionais e apresentação de quadrilhas juninas. O Aterrinho da Praia de Iracema será o palco de shows comandados por Geraldo Azevedo e Xand Avião, além de outras atrações como Zé Vaqueiro, Lagosta Bronzeada, Zé Cantor e Banda Magníficos.
Todos os cachês dos artistas serão custeados pelos patrocinadores do evento: Tim, Intimus, Estomazil, Coca-Cola/Kuat, Unifanor Wyden, Câmara Municipal de Fortaleza, Grupo Marquise, Água Serra Grande, Cerveja Devassa, Mateus Supermercados e Rosa Selvagem. A expectativa é de um público de 500 mil pessoas, o que gera um impacto para 1.200 pequenos negócios, entre ambulantes, bares, restaurantes, artesanatos e outras atividades.
Além dos shows musicais, que começam às 19h, seis grupos de quadrilha junina se apresentarão no palco, a partir das 17h: Ceará Junino, Encanta Ceará, Amor Quadrilheiro, Estrela do São João, Amor Nordestino e Papoquinho. Serão dois grupos se apresentando por dia, selecionados a partir do edital de Festejos Juninos de 2024 realizado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor).
Programação musical
Na sexta-feira (28/06), quem abre a programação é a Orquestra Acordeons de Fortaleza, seguida de Geraldo Azevedo, pernambucano considerado um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira. Com mais de 50 anos de carreira, o artista tem canções marcantes como “Dona da Minha Cabeça” e “Dia Branco”. Na sequência, o também pernambucano Zé Vaqueiro traz o piseiro ao aterrinho com hits que irão animar o público.
O forró será o ritmo do sábado (29/06), com o Forró do Bom abrindo a festa, seguido de Xand Avião, que trará repertório do Aviões do Forró e de sua carreira solo, como “Inquilina” e “Mulher Doideira”. Finalizando a noite, a banda cearense Lagosta Bronzeada chega com o forró das antigas para animar o público.
Encerrando os três dias de evento, no domingo (30/06), o cantor Waldonys inicia a festa com sua sanfona e grandes sucessos do forró, seguido do cearense Zé Cantor, que une o forró tradicional ao contemporâneo. Encerrando o São João de Fortaleza, a banda paraibana Magníficos traz sucessos como “Cristal Quebrado”, “Me Usa” e “Carta Branca”.