O Gerente Executivo do INSS, Agência Fortaleza, Francismar Lucena, disse, nesta segunda-feira, em entrevista ao Jornal Alerta Geral, que os pedidos de aposentadoria apresentados com todas as informações completas sobre a idade e o tempo de contribuição do segurado, recebem resposta em 24 horas. De acordo com Francismar, nesses casos, a concessão do benefício é imediata. O Jornal Alerta Geral, que é gerado pela Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão por outras 22 emissoras no Interior do Estado e, também, pelas redes sociais do @cearaagora.
Sem precisar a quantidade de benefícios concedidos nesse curto espaço de tempo – resposta em 24 horas, o Gerente Executivo do INSS afirma que, com menos servidores para checagem dos dados apresentados pelos segurados na hora da solicitação de uma aposentadoria, auxílio ou pensão, a fila virtual acaba crescendo. A fila registra, hoje, em todo o Brasil, 1 milhão e 800 mil beneficiários da previdência social à espera de uma resposta aos pedidos enviados ao INSS.
Francismar Lucena relata, na entrevista ao Jornal Alerta Geral, que há um esforço para agilizar a análise dos pedidos de benefícios e que, nessa área, uma das medidas é renovação do contrato temporário dos militares da reserva. Os militares, porém, não fazem a análise final dos processos uma vez que essa responsabilidade é exclusiva dos servidores do INSS.
Em outro ponto da entrevista, Francismar afirma que a diminuição no quadro de servidores gera ainda mais demora nas respostas aos pedidos de benefícios. Ele revela que, somente na Gerência Executiva do INSS.