A capital está prestes a chegar aos 500 km de malha cicloviária prometidos pela Prefeitura até o fim deste ano. Atualmente Fortaleza soma 495,1 km de ciclovias e ciclofaixas.
No mês passado, 2,8 km de vias do tipo foram implantadas na avenida Borges de Melo, em trecho situado entre as ruas Damasceno Girão e Capitão Vasconcelos. As novas ciclofaixas também estão sendo sinalizadas em vias próximas à av. Borges de Melo, garantindo ainda mais conexões a quem prioriza a bicicleta como meio de transporte.
Já a rua Capitão Vasconcelos foi contemplada com ciclofaixa unidirecional, também do lado esquerdo da via, no trecho entre a avenida Borges de Melo e Capitão Aragão com extensão de 0,4 km.
A avenida Aguanambi recebeu 1 km da sinalização entre a avenida Borges de Melo e a rotatória, que recebe ciclovia. O objetivo é conectar o entorno, como a ciclovia existente na avenida Aguanambi e a ciclofaixa da avenida Eduardo Girão.
Também as avenidas Gomes Brasil (ciclovia), na Parangaba, e a Audízio Pinheiro (ciclofaixa), no Dom Lustosa, receberam as estruturas nas últimas semanas.
Política cicloviária de Fortaleza
As ações de ampliação da malha cicloviária fazem parte do programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), financiada pelo Banco Mundial (Bird) e contemplam o Pedala Mais, política cicloviária lançada pelo prefeito José Sarto, que tem como objetivo dobrar o número de usuários do modal em Fortaleza pelos próximos 10 anos. A iniciativa busca transformar Fortaleza na capital latino-americana das bicicletas.