O Governador Camilo Santana, anunciou nesta terça (30) que cancelou o edital da Secretaria de Cultura (Secult) em tramitação para a realização do Carnaval em 2022. Segundo Camilo, mesmo com a tendência de queda de casos graves e óbitos de Covid-19 no Estado, a nova variante, Ômicron, já detectada em países europeus e da Oceania (além da África), gera preocupação e alerta, o que impossibilita a realização do evento.

Na última semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que a nova variante do coronavirus era uma das mais preocupantes pois é altamente contagiosa e contém, em seu DNA, várias mutações. Seis países africanos onde a nova cepa foi amplamente disseminada tiveram seus voos suspensos para vários países do mundo, inclusive o Brasil. A restrição foi recomendada pela Agência Nacional de vigilância Sanitária (ANVISA) e acatada pelo Governo.

No Ceará, a Secretaria de Saúde disse que vai intensificar a fiscalização de voos vindos do continente africano, com a realização de exames PCR para possível detecção da nova variante.