Chamados na segunda convocação de aprovados do último concurso da Secretaria da Educação (Seduc), novos 1.031 professores da rede pública estadual de ensino tomaram posse nesta segunda-feira (2). A solenidade remota contou com a participação do governador, Camilo Santana, da secretária da Educação, Eliana Estrela, e de representantes dos profissionais.
A ação reafirma o compromisso do Governo do Ceará com a categoria. A convocação dos 160 aprovados restantes se dará de forma gradual, a partir de vacância, de forma a não ferir a lei federal 173/2020. Já está programada para este mês de agosto uma terceira convocação, com 60 vagas. O concurso tem vigência até março de 2023.
“O professor tem a responsabilidade e o papel de transformar vidas, de dar aos jovens a oportunidade de sonhar. Agradeço e parabenizo a todos os educadores pela bela missão que têm, de fazer do mundo um lugar melhor, por meio da formação de pessoas”, ressaltou o governador Camilo Santana aos empossados.
Atuação
Ao todo, 155 municípios cearenses receberão os professores da segunda convocação, que ficarão distribuídos em 549 escolas. O início do exercício profissional para os educadores está marcado para esta quarta-feira (4), com uma oficina pedagógica virtual promovida por cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).
Eliana Estrela enalteceu o esforço e a conquista dos aprovados no certame: “Sabemos da importância que é um concurso. Entendemos o quão difícil é passar noites estudando. Portanto, reconhecemos o mérito de cada um. É por meio da educação que se transforma a sociedade e que se constrói uma vida mais justa e mais digna. Esperamos os novos professores com muito desejo de avançar na educação e acreditamos no potencial de todos”.
Os professores empossados atuarão nas 13 disciplinas do Ensino Médio, mais a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além disso, exercerão atividades relacionadas à base diversificada do currículo, tais como: Projeto Professor Diretor de Turma; Núcleo Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTTPS); disciplinas eletivas (nas Escolas Estaduais de Ensino Médio em Tempo Integral – EEMTI) e outros componentes curriculares.
Superação
Na solenidade, os professores Nathália Aureliano da Silva e Ronald Felipe Barreto de Sousa representaram os profissionais que ingressam na rede. Eles irão atuar, respectivamente, em Fortaleza e Icó. Ronald falou em nome dos colegas e destacou a realização de um sonho coletivo.
“Estamos entrando pela porta da frente da melhor educação pública do País e da melhor carreira do Brasil. Esta conquista é de todos nós. Foram muitas noites mal dormidas, muito esforço empreendido. Chegamos ao nosso objetivo, num concurso com mais de 55 mil inscritos. Somos um grupo seleto que sonhou, lutou e conquistou. Sonhamos em mudar o mundo no chão da escola, transformando a realidade dos estudantes, fazendo-os ver que a educação vale a pena. Nossa jornada só está começando, e queremos que seja a mais frutífera possível”, projeta o professor.
O presidente do Sindicato Apeoc, Anízio Melo, festeja a conquista para a categoria.
“O Ceará é a luz para a educação do nosso País. E essa luz tem uma origem: o debate democrático, a negociação qualificada e a responsabilidade com a construção de uma educação pública de qualidade, tanto para quem ensina como para quem estuda. Parabenizo os nossos companheiros que estão chegando, vindos de vários estados para o Ceará. Nessa pandemia, comprovamos a importância da presencialidade e do professor no processo de ensino e aprendizagem. A chegada deles fortalece um projeto de transformação no Ceará”, considera.
O concurso foi constituído de três etapas: prova objetiva; prova prática e avaliação de títulos. Os procedimentos para posse serão realizados pelo professor nomeado, exclusivamente, no endereço eletrônico http://convocacaoconcurso.seduc.ce.gov.br. A frequência e o termo estão disponíveis na página.
Avanços
Durante a solenidade, Camilo Santana pontuou investimentos feitos na educação cearense durante o período da pandemia, com o objetivo de minimizar as perdas decorrentes do distanciamento social, a fim de dar continuidade ao avanço do processo de ensino e aprendizagem.
“A pandemia acelerou uma série de medidas do ponto de vista tecnológico. Estamos entregando tablets a todos os alunos do Ensino Médio do Ceará , assim como entregamos chips de acesso à internet com 20 Giga a cada um. Assim que ingressar na rede pública, o estudante vai receber os equipamentos e passar três anos com essas ferramentas digitais para complementar o aprendizado. Além disso, adquirimos kits de transmissão das aulas para todas as escolas e estamos licitando notebooks para os professores da rede estadual, para que todos possam estar interligados. Também, a partir de hoje, implantamos o tempo integral em mais 46 escolas, totalizando 50% da rede pública estadual funcionando em jornada ampliada”, salientou o governador.
(*) Com informações Governo do Estado do Ceará