O governador Elmano Freitas e a vice-governadora Jade Romero tomaram posse em sessão solene na manhã deste domingo (01/01), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O evento foi presidido pelo chefe do Poder Legislativo, deputado Evandro Leitão. A mesa da solenidade foi composta também pelo 1º secretário da Casa, deputado Antônio Granja, o ex-governador e senador eleito, Camilo Santana, a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Maria Nailde Pinheiro Nogueira, o procurador-geral de Justiça do Estado, Manuel Pinheiro, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, José Valdomiro Távora de Castro Júnior.
Elmano Freitas e Jade Romero realizaram a leitura do compromisso constitucional, jurando “manter e defender a Constituição Federal, a Constituição Estadual, observar as leis, promover o bem geral do povo cearense, respeitar e sustentar a autonomia dos municípios, sujeitar-me ao Estado Democrático de Direito e à ordem federativa”. Na sequência, o presidente do Parlamento declarou empossados o governador e a vice-governadora para o cumprimento do mandado à frente do Governo do Ceará até 5 de janeiro de 2027. O termo de posse dos eleitos foi assinado após leitura da ata da sessão pelo deputado Antônio Granja.
O governador iniciou o seu discurso destacando o orgulho e a gratidão pelos oito anos em que foi deputado estadual na Assembleia Legislativa, entre 2015 e 2022. “Aqui no Parlamento, espaço de permanente construção democrática, aprendi muito com o debate de ideias, o respeito às diferenças e na compreensão de papel de cada um e cada uma”. Agora à frente do Executivo, Elmano disse que irá trabalhar muito para honrar a confiança das pessoas.
“Temos todos nós um papel muito importante na construção de um Ceará mais desenvolvido, mais justo, mais inclusivo, com mais oportunidade para aqueles e aquelas que mais necessitam. Estou e sempre estarei aberto ao diálogo com cada um de vocês, deputados e deputadas, assim como fizeram Camilo Santana e Izolda Cela ao longo dos últimos oito anos”, afirmou.
A sessão foi encerrada sob a execução do Hino do Estado do Ceará. Logo após o término, as autoridades seguiram para a solenidade de transmissão do cargo da governadora Izolda Cela para o governador Elmano Freitas, no Palácio da Abolição.
(*) Com informações da Assessoria de Imprensa