Considerada a maior obra de transferência hídrica estadual do Brasil, o governador Elmano de Freitas visitou, as obras do Cinturão das Águas do Ceará, no Crato. Quando pronto, o empreendimento vai representar um relevante aumento na garantia hídrica no estado. O chefe do Executivo Estadual estava acompanhado do secretário dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues; do prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, e de outras autoridades.
O governador, durante a visita, ressaltou a relevância da obra para o estado, sobretudo para regiões com histórico de seca.
O Cinturão das Águas tem 145,3 km de caminhamento, compreendendo segmentos de canal a céu aberto, túneis e sifões. A obra está dividida em cinco lotes. Considerando o total dos lotes, as obras estão com cerca de 80,5% executadas. O município do Crato recebe parte dos lotes 3 e 4. O Lote 3, o primeiro visitado pelo governador na manhã de hoje, começa no município de Barbalha, passando por Juazeiro do Norte e findando no município do Crato. Possui 25,34 quilômetros de canais e 8,89 quilômetros de sifões e tem previsão de conclusão para junho de 2026. Neste trecho a obra está gerando 450 empregos diretos. Já o Lote 4 tem início no município do Crato e encerra-se em Nova Olinda (Rio Cariús). É constituído de 28,63km de canais e 2,92 quilômetros de sifões, com previsão de entrega para outubro de 2025. Ambos os lotes estão com mais de 51% das obras executadas.
Quando finalizada, a obra, realizada pelo Governo do Ceará com aportes próprios e do Governo Federal, via Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, garantirá o abastecimento de água para as populações, indústria, turismo, dessedentação animal e agricultura irrigada, nesta ordem de prioridade.
Após, a conclusão do Cinturão das Águas, o governador Elmano de Freitas destacou o esforço do Governo do Ceará para concluir o Projeto Malha D’Água e garantir abastecimento também para os distritos dos municípios por onde passa o Cinturão das Águas.
A área de influência do empreendimento, após o Trecho I construído e em operação, abastecerá 24 municípios entre Jati e o rio Cariús, beneficiando 561.000 pessoas no Ceará. Além disso, o Trecho Emergencial pode contribuir com o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza, por meio do sistema existente do Eixão das Águas, beneficiando mais de 5 milhões de habitantes da região.
O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, ressaltou a alegria pelo momento e a gratidão pelo investimento no município.