O Governador Elmano de Freitas anunciou, em entrevista ao Jornal Alerta Geral, que, simultânea às ações a serem adotadas pelo Governo Federal para combater à criminalidade, o Governo do Estado amplia investimentos nessa área e, até dezembro de 2026, 6.700 profissionais estarão sendo incorporados às forças de segurança do Ceará.
Segundo Elmano, 1.500 policiais militares já foram chamados e novos concursos estão sendo preparados. Ele disse que o Estado convocou outros 400 aprovados para a Polícia Civil que receberá, também, mais agentes por meio de concurso a ser realizado.
Além da contratação dos policiais militares, civis e bombeiros, Elmano de Freitas revelou que mais 1.500 viaturas serão compradas para fortalecer as ações da área de segurança pública. Durante a entrevista ao Jornal Alerta Geral, Elmano enalteceu a dedicação e o trabalho dos policiais e reconheceu que, somente com a parceria entre Estados e União, será possível debelar o crime organizado.
PACTO CONTRA O CRIME ORGANIZADO
Elmano antecipou que, após o 2º turno da eleição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá com os Governadores para elaboração de um pacto nacional de enfrentamento ao crime organizado.
O pacto contra o crime organizado, segundo o Elmano de Freitas, envolverá os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Elmano destaca a importância da participação do Legislativo com as mudanças que precisam ser feitas no âmbito da legislação para instituição de penas mais duras contra criminosos, enquanto, no âmbito do Judiciário, há necessidade de julgamentos mais rápidos.