Após abrir a semana com recomendação para secretários e assessores técnicos agilizarem o envio de informações ao Governo Federal sobre parcerias com o Estado, o Governador Elmano de Freitas (PT) desembarcou, em Brasília, para ‘colar’ no Palácio do Planalto e tentar apressar a realização das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no Ceará.
O Governo Federal contemplou o Ceará com um pacote de obras do PAC que representam investimentos da ordem de R$ 73,2 bilhões. São quatro importantes obras – ramal do Vale do Salgado, que integra a transposição do São Francisco, duplicação da BR-116 (Pacajus-Distrito de Boqueirão do Cesário, Beberibe), conclusão das obras do Anel Viário e da Transnordestina e obras do Cinturão das Águas.
RECURSOS HÍDRICOS
Dentro dessa agenda, Elmano se reuniu, nesta terça-feira, com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Goes, para agilizar as obras de segurança hídrica. Uma das obras é a construção do ramal do Vale do Salgado, que faz parte da transposição do Rio São Francisco e abre os caminhos para as águas chegarem às Regiões do Centro Sul e Sertão Central.
Após a reunião com Elmano de Freitas, o ministro Waldez Goes garantiu que o Governo Federal já tomou as medidas para a execução das obras de segurança hídrica no Ceará começarem o mais breve possível.
O Governador Elmano mantém, ainda, contatos com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, tendo como principal agenda as obras do Anel Viário da Região Metropolitana de Fortaleza e primeira etapa da duplicação da BR-116.
ÁUDIO GOVERNADOR ELMANO:
ÁUDIO MINISTRO WALDEZ GOES: