Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O governador Camilo Santana supervisionou nesta sexta-feira (31) as obras do Aeroporto de Jericoacoara, no município de Cruz. Previsto para ficar pronto em junho deste ano, o aeroporto vai operar com capacidade para 1,2 mil voos por ano e será fundamental para o turismo do Litoral Oeste do Estado. O primeiro voo comercial deverá ser realizado em maio, pela companhia aérea Azul, no trajeto Campinas (SP)/Recife/Jericoacoara.

“A parte física está praticamente concluída. Já estamos com todas as obras exigidas pela Anac e agora estamos esperando a fiscalização do órgão para autorizar a operação. O Estado também foi o responsável por todas as obras do entorno para facilitar o acesso”, afirmou o governador.

De acordo com o governador, o Estado tem trabalhado para atrair também a companhia GOL. “A partir do momento em que o aeroporto for regulamentado pela Anac, já podemos ter voos da companhia Azul, que será direto de São Paulo (via Campinas). Estamos trabalhando também para termos um voo da Gol e voos regionais dentro do próprio Ceará. Portanto, é um aeroporto que vai atender não só os nossos turistas, mas também os municípios vizinhos: Acaraú, Camocim, Marco, Cruz. Não tenho dúvida de que será um aeroporto com fluxo muito importante para a região e para o desenvolvimento do turismo”, acrescentou.

Em relação ao acesso ao aeroporto, o chefe do Executivo cearense explicou que o Estado vai investir na duplicação de trechos da CE-085. “Estamos com o projeto de duplicar toda a CE-085, que dá acesso ao Litoral Oeste, assim como aconteceu com a CE-040. A ideia é que as duas CEs litorâneas do Ceará possam ser duplicadas para facilitar o acesso do turista, da economia e do fluxo de cargas. Entretanto, como é um trecho muito longo na CE-085 e ainda não temos os recursos, vamos priorizar o trecho que Itarema a Acaraú. O DER já está com o projeto e vamos incluí-lo em mais uma etapa do Programa Ceará de Ponta a Ponta”, concluiu o governador.

A visita ao aeroporto foi acompanhada pelo secretário da Infraestrutura do Estado, Lucio Gomes; pelo secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho; pelo superintendente do Departamento Estadual de Rodovias (DER), Sérgio Azevedo, pelos deputados João Jaime, Dr. Duquinha e Sérgio Aguiar, além de prefeitos e lideranças políticas da região.

Saiba mais

O novo aeroporto recebeu investimento de R$ 73,9 milhões, do Tesouro do Estado e do Ministério do Turismo. As empresas responsáveis pelas obras são: AMP Engenharia (terminal); Construtora E&J (acesso) e Consórcio SBS Contern (pista).

Estradas

Nesta sexta-feira o governador visitou ainda as obras da estrada que liga o município de Cruz à praia do Preá. Antigo sonho dos moradores da região, a via tem 12 km e está 90% concluída. O investimento é de mais de R$ 6 milhões, por meio do Programa de Valorização da Infraestrutura Turística do Litoral Oeste (Proinftur). Camilo Santana também foi à Escola de Ensino Médio Raimunda Silveira de Souza Carneiro, que já está em uso pelos jovens do município.

Com informação da A.I

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp