O governador Camilo Santana visitou, na manhã desta terça-feira (14), as obras da barragem do rio Cocó. Com capacidade máxima de acúmulo de seis milhões de m³, a intervenção foi projetada para conter o excedente de água nos períodos chuvosos e efetuar o controle de vazão para evitar alagamentos em áreas mais vulneráveis de Fortaleza. A inauguração do equipamento – com obras iniciadas em 2015 – está prevista para o mês de abril.
O investimento nas obras foi superior a R$ 100 milhões e integra o Projeto Rio Cocó, um dos projetos de urbanização executado pela Secretaria das Cidades. O Projeto envolve recursos da ordem de R$ 270,7 milhões, por meio do governo federal em parceria com o governo estadual. Serão beneficiadas mais de 10.970 famílias, de forma direta e indireta com a construção.
Camilo Santana avaliou as obras da barragem como de andamento rápido e que já traz resultados mesmo antes de alcançar os 100% da execução. O governador lembrou que, durante as últimas chuvas, os bairros Dias Macedo e Castelão foram exemplos de localidades com inundações evitadas pela contenção de água feita no Cocó.
“É uma obra essencial para a cidade de Fortaleza, principalmente porque nós vamos eliminar 14 áreas de risco. E estamos contemplando todo o processo de urbanização, desde a BR 116 até a barragem. Teremos uma estrutura que beneficiará famílias e nos ajudará a melhorar o controle da água no período chuvoso”, disse o chefe do Executivo.
Acompanharam o governador na visita à barragem do Rio Cocó o secretário-adjunto da Casa Civil, Quintino Vieira, e a coordenadora de Projetos Especiais do Governo do Ceará, Lana Araújo.
Com informação da A.I