O Governo Federal dá mais uma sinalização para resolver, neste mês de março, as pendências com os Estados em relação à compensação pelas perdas da arrecadação do ICMS. O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, segundo o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, garantiu que, até o final da próxima semana, dará resposta aos Governos dos Estados.


O governador Elmano de Freitas vem se articulando com os demais Chefes de Executivos Estaduais na busca dos recursos que são considerados essenciais para garantir a manutenção e a qualidade dos serviços prestados à população.

DINHEIRO PARA O CEARÁ


O Ceará perdeu, em 2022, 1 bilhão, 130 milhões de reais após o corte do ICMS sobre os combustíveis, energia, transporte e telecomunicações. Os cálculos apontam que, em todo o Brasil, as perdas que atingiram o caixa dos 26 estados e do Distrito Federal são superiores a R$ 42 bilhões.

PAUTA NO JORNAL ALERTA GERAL

As informações sobre as obras paradas ganham destaque, nesta quinta-feira, no Jornal Alerta Geral, com a participação do repórter Sátiro Sales e comentários do jornalista Beto Almeida.


O Jornal Alerta Geral, gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão por mais de 20 emissoras de rádio e pelas redes sociais do @cearaagora.


RECOMPENSA INDEFINIDA

O Governo do presidente Lula sinalizou, no início de fevereiro, uma recompensa de R$ 22 bilhões aos estados, valor bem abaixo das perdas registradas. Os governadores decidiram, porém, intensificar as negociações e agora esperam que o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, os chame a Brasília para uma nova reunião com o objetivo de um entendimento final entre Estados e União.