O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, declarou na tarde desta quarta-feira (5), que o governo federal vai disponibilizar uma verba de R$ 150 milhões a municípios para fortelecer as rondas policiais em escolas. O anúncio foi feito em resposta ao ataque de uma creche em Blumenau, em Santa Catarina, que ocorreu nesta manhã e deixou quatro vítimas — todas elas crianças entre 4 e 7 anos de idade.
“Por determinação do presidente Lula, o Ministério da Justiça vai oferecer apoio financeiro às Rondas Escolares (ou similares) das polícias estaduais ou guardas municipais. O 1º Edital sairá na próxima semana, com o valor de R$ 150 milhões”, escreveu Dino nas redes sociais.
Segundo o ministro, também foi ampliado de 10 para 50 o número de policiais federais monitorando as redes sociais em busca de possíveis ameaças. Estas foram as primeiras respostas efetivas, mas o governo federal criou, ainda, um grupo interministerial para elaborar outras medidas de enfrentamento aos ataques às escolas e creches, que têm aumentado recentemente.
Além disso, o presidente vai assinar a criação de um grupo de trabalho interministerial para propor ações de promoção à cultura de paz e combate à violência na sociedade. O anúncio foi feito pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, em meio à consternação pelo ataque a uma creche, em Blumenau (SC), que resultou na morte de quatro crianças, na manhã desta quarta-feira (5).